segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Campeonato Brasileiro: quatro times podem ser campeão

Quatro times podem ser campeão brasileiro
Cruzeiro disputa vaga na Libertadores
O Campeonato Brasileiro de 2009 é um dos mais disputados desde 2003, quando começou a era dos pontos corridos. Quatro times tem chances de ser campeão na última rodada, no dia 06 de dezembro.
Chances de campeão
O professor Tristão Garcia, da UFRGS , do
www.infobola.com.br, faz os cálculos matemáticos para este final de campeonato e coloca o Flamengo com uma mão e meia na taça.
O Flamengo é o time que tem mais chances pois é o único que depende só dele. Tem 64 pontos, joga contra o Grêmio no Maracanã e pode chegar a 67 pontos. Se empatar terá que torcer para o Internacional empatar ou perder para o Santo André, em Porto Alegra. O time gaúcho tem mais vitórias que o carioca. Com vitória Eles ficariam com 65 pontos, mas com o Inter com duas vitórias a mais.
Segundo as projeções do Infobola, o Flamengo tem 78% de chances de ser campeão.
O Internacional faz seu último jogo no Beira-rio, em Porto Alegre, contra o Santo André, que precisa vencer para não ser rebaixado, além de torcer contra outros adversários. O Inter tem 18% de chances para levar o título.
O Palmeiras têm apenas 3% de chance de chegar em primeiro lugar. Precisa vencer o Botafogo, no Engenhão, no Rio; além de um grande combinação de resultados. Teria que ganhar a última partida contra um time que também precisa vencer para fugir do rebaixamento e torcer por um empate ou derrota de Inter e Flamengo.
O São Paulo tem uma tarefa também inglória, tendo apenas 3% de chances como seu rival paulista. Precisa vencer o Sport, em uma cidade do interior de São Paulo; torcer por derrota do Flamengo; empate ou derrota do Inter e Palmeiras. Caso o Palmeiras ganhe, teria que golear o Sport, por 4 ou mais gols de diferença para superar o Periquito no saldo de gols. Calculo que tem menos de 1% de chances.
Libertadores
Para o Cruzeiro conseguir a vaga na Libertadores depende de si próprio e dos dois paulistas à sua frente: São Paulo e Palmeiras. Tem apenas 18% de chances, segundo o Infobola. Se empatar ou perder a última partida entrega a vaga para um dos paulistas.
Com 59 pontos, o time celeste precisa vencer o Santos por qualquer placar. Chegará aos 62 pontos e 18 vitórias, primeiro critério de desempate. O São Paulo e Palmeiras têm 17 vitórias. Portanto, o Cruzeiro deve fazer o seu dever e torcer para um destes seus adversários serem derrotados. Assim, no final, ficará com o mesmo número de pontos e uma vitória a mais, pegando a 4ª vaga da Libertadores.
O Palmeiras tem 86% de chances de vaga na Libertadores. Se perder para o Botafogo, teria que torcer contra o Cruzeiro. Um empate ou uma vitória lhe garante a vaga. Tem 62 pontos e 17 vitórias.
Segundo o Infobola, o São Paulo tem 96% de chances para conseguir sua vaga, bastando apenas um empate, contra o Sport, rebaixado e lanterna do campeonato. Se perder, terá que torcer para o Cruzeiro perder algum ponto na última partida, contra o Santos, na Vila Belmiro.
O Flamengo e o Inter já garantiram suas vagas na Copa Libertadores de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário