quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dia de Zumbi em 757 municípios

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra
Feriado de 20 de novembro vale para 757 municípios e 8 estados
A adesão ao feriado do Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada estado ou município. 8 Estados : Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e mais 757 cidades já decretaram feriado ou ponto facultativo nessa data.
Para conhecer a relação completa, acesse a página eletrônica http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/noticias/ultimas_noticias/feriado_consciencianegra/ . Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, o Governo promove uma série de atividades. A principal delas ocorre de 20 a 22 de novembro, em Salvador (BA), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro dia e do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos. Mais informações pelo site http://www.diadaconsciencianegra.com.br/
Feriado nos municípios
A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo no Dia Nacional da Consciência Negra é decisão legal de cada município. Desde 1995, 757 cidades já criaram feriado ou ponto facultativo em 20 de novembro, data em homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 1695.
Na Bahia, estado que gosta que glorificar a raça negra as autoridades públicas ainda não reconheceram legalmente o Dia de Zumbi. Somente 6 municípios tiveram a decisão legal de homenagear o herói dos negros brasileiros: Salvador, Camaçari, Itaparica, Riachão das Neves, São Desidério e Itacaré.
Enquanto isso, Minas Gerais apresenta 10 municípios que tornaram feriado ou ponto facultativo neste dia: Belo Horizonte, Além Paraíba, Betim, Bom Jesus do Galho, Coqueiral, Guarani, Itapecerica, Piraúba, Juiz de Fora e Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário