quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mulheres do Vale se encontram para articulação

Articulação de mulheres rurais organiza Oficina no Vale
Virgem da Lapa - Médio Jequitinhonha
A SOF – Sempreviva Organização Feminista, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, está realizando uma Oficina de Formação e Articulação de Mulheres Rurais para acesso às Políticas Públicas, nestes dias 04, 05 e 06 de novembro, em Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha. A Oficina está sendo realizada no Hotel e Pousada Brasil, na Baixinha, no Centro da Cidade.
Estão sendo esperadas 44 lideranças dos movimentos sociais de trabalhadoras rurais de 21 municípios participantes do Território da Cidadania do Médio Jequitinhonha.
As participantes terão todas as despesas pagas pelo convênio entre a Sempreviva e o MDA.
A oficina é sobre as relações de gênero e políticas públicas para mulheres rurais com o objetivo de apresentar as Políticas Públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a igualdade entre homens e mulheres e construir processo de articulação nos territórios da cidadania para fortalecer a intervenção, a participação e o acesso às políticas públicas pelas mulheres rurais.
As mulheres rurais, negras, quilombolas, indígenas, ribeirinhas e pescadoras representam quase a metade da população do campo no Brasil. Nas últimas décadas, elas construíram lutas coletivas que, dentre outros avanços, tem qualificado a forma do Estado implementar as políticas públicas para a igualdade entre homens e mulheres.
Mesmo assim, muitas mulheres ainda não tem acesso à assistência técnica rural, ao crédito, incentivo para produzir e comercializar e, também, não possuem documentos civis e trabalhistas. Para mudar este quadro de desigualdades é preciso articular a formação, informação e fortalecer a auto-organização das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário