sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Política e Poder é tema de palestra em Escola de Almenara

Política e Poder vira tema de palestra em Escola de Almenara
O trabalho de fim de ano da Escola Estadual Joviano Naves, em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, foi sobre POLÍTICA E PODER. O objetivo foi para despertar nos jovens alunos noções de cidadania e uma melhor compreensão dessas atividades vitais para a vida em comunidade.
Infelizmente alguns conceitos são distorcidos por muitos dos atuais políticos profissionais, como uma praga que assola o Mundo, o Brasil e, pelos exemplos recentes, também nossa querida cidade de Almenara.
O palestrante foi o professor Júlio Mares que enalteceu a atividade política - não só como disputa de eleições-, e o bom uso do poder, utilizando as armas mais eficazes para a consolidação da Democracia e governabilidade.
Não há Estado, não há País, não Nação sem governo. Dos sistemas baseados na razão é a Democracia que apresenta os resultados mais eficazes.
Infelizmente, com a distorção de conceitos entre política e politicagem as pessoas de bem se afastam da verdadeira política, abrindo espaço para que o mal – especificamente a corrupção e a impunidade – se instalem de forma assustadora.
Apesar da seriedade do tema o Seminário foi bem humorado.
Júlio Mares finalizou sua fala oferecendo um panetone – “a degradação moral dos panetones” – numa alusão ao protagonista do último escândalo no Distrito Federal.
Alguns alunos apresentaram uma coreografia baseada numa canção que falava de cidadania e – ponto alto da noite – um pequeno texto humorístico em que figuravam representantes do povo pobre, vereadores e auxiliares atuantes e um prefeito e assistente corruptos que terminaram levados ALGEMADOS pela Polícia.

Por Leo Rocha, do Diário do Jequi, de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário