domingo, 13 de dezembro de 2009

Pólos de artesanato tradicional serão fortalecidos no Vale

PROMOART fortalece pólos de artesanato tradicional no Vale
O PROMOART - Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural irá incentivar o fortalecimento de 4 pólos de artesanato no Vale do Jequitinhonha. Forama selecionados os municípios de Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas/Turmalina e Pontos dos Volantes. No norte de Minas, também os artesãos de Januária e Pedras de Maria da Cruz serão beneficiados.
Este projeto é fruto de uma parceria da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e do Ministério da Cultura. O BNDES disponibilizou R$ 1,3 milhão como contrapartida.
O Promoart foi concebido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)/Iphan/MinC, com a finalidade de criar uma rede de apoio aos produtores de artesanato tradicional.
O Promoart, que se integra às ações do Programa Mais Cultura, no âmbito do Ministério da Cultura, vai atuar em 65 comunidades artesanais de diferentes partes do Brasil, estabelecendo parcerias locais para sua sustentabilidade.
Os princípios do Promoart são:- reconhecimento da importância cultural dos fazeres artesanais tradicionais; - trabalho de organização social em torno da produção artesanal, respeitando-se a diversidade de valores e tempos sociais;- ação participativa dos indivíduos na busca de auto-sustentabilidade;- estímulo à preservação e à transmissão dos conhecimentos tradicionais e- divulgação de informação e conhecimento sobre as comunidades e seus produtos.
Projetos
As comunidades selecionadas estão trabalhando na fase de elaboração dos projetos, com previsão de início das atividades para o ano de 2.010. Os recursos, a fundo perdido, já estão garantidos pelo Ministério da Culutra e BNDES
Em Berilo, o foco de trabalho será com a tecelagem de Roça Grande, Enenho Velho, Barra do Ribeirão e Sanin, além da cerâmica e couro das comunidades quilombolas da região do Caititu.
Em Chapada do Norte, pretende-se fortalecer o artesanato de couro e de madeira. No pólo de Campo Alegre e Coqueiro Campo, nos municípios de Turmalina e Minas Novas, haverá um só polo: o da cerâmica.
Em Ponto dos Volantes, o projeto incentivará o pólo da cerâmica de Santana do Araçuaí.

Com informações do Mais Cultura, do Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário