quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Manga de Araçuaí vai para o Rio

PRODUÇÃO DE MANGA DE ARAÇUAÍ É EXPORTADA PARA O RIO DE JANEIRO
Nesta época do ano, a produção de manga em Araçuaí é bastante grande. A fruta é produzida de forma artesanal nos sítios e quintais do município. O fruto além de abastecer a cidade é exportado para diversas regiões do país, inclusive, o Rio de Janeiro.
A manga é uma fruta de origem asiática, que se espalhou pelo planeta através dos europeus. Ela se adaptou tão bem aqui no município que parece ser nativa. Em praticamente todos os quintais existe pelo menos um pé de mangueira. Alguns deles têm mais de 60 anos. A produção da fruta aqui no município não precisa de muitos cuidados, os pés de manga todos os anos produzem bem.
Um dos potenciais econômicos do município é justamente a fruticultura. Por causa do calor e do clima tropical, culturas tem uma boa produção e um sabor mais doce. Entretanto esse potencial ainda não é bem explorado. A produção de manga, por exemplo, é artesanal. As mangueiras são plantadas nos quintas de sítios, fazendas e quintais e começam a produzir sem um acompanhamento mais profissional.
Apesar da informalidade, a produção de manga é tão grande que ela é exportada para diversas regiões do país. Algumas empresas vem de outras regiões percorrendo as comunidades rurais do município para comprar o produto embalar e exportar a manga. A aceitação no mercado do produto é muito boa.
Repórter: André Sá, da TV ARAÇUAÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário