domingo, 3 de janeiro de 2010

Lula bombando, por Rudá Ricci

Lula bombando
Rudá Ricci
O DATAFOLHA deve ter causado uma gastrite (no mínimo) em FHC neste primeiro dia de 2010. Lula ser a personalidade mais confiável para os brasileiros (à frente de William Bonner, Padre Marcelo e Roberto Carlos)? E, de lambuja, 57% do tupiniquins super otimistas com o futuro do país (superando o que 50% que sentiam em março)?
Um inferno astral para a oposição que não acaba mais.
Uma análise mais acurada, contudo, teria que responder algumas questões:
a) Lula conseguirá transferir esta popularidade para Dilma?
b) Se transferir, qual seria o teto que conseguiria transferir?
c) Se o teto for alto, qual seria o expediente para potencializar esta transferência?
d) Lula teria, efetivamente, intenção (em seu íntimo) de transferir popularidade acima da garantia de vitória de Dilma (o que poderia se aproximar do risco do Ovo da Serpente)?
e) O que teremos entre 2010 e 2014, para que o nome de Lula se sustente no imaginário popular? Um passarinho de Brasília já me contou que Lula estará à frente de um Instituto que se dedicará à África, projetando o "Brasil que dá certo" para aquee continente. Mas é pouco, não?

Triste fim para FHC e Itamar

Por algum motivo, a grande imprensa ainda acha que Itamar Franco existe na política. Há tempos é peso morto. Basta ver sua performance em Juiz de Fora, nas eleições passadas. Mas não só. Ele não é chamado para nenhum evento de fôlego, em nenhum encontro ou congresso significativo que ocorre em MG. Porém, a grande imprensa nem se dá ao cuidado de verificar isto.
Agora, o DATAFOLHA revela seu peso real: seu lugar é o 24o na lista de 27 do ranking ds personalidades com maior credibilidade no Brasil. Está quase empatado com o 23o lugar, que vem a ser FHC... aquele que disputava com ele a paternidade do real.
Alguém aqui lembra da época em que foi criado o real? Pois é.
E está à frente, raspando, de outros dois presidentes: José Sarney e, em último, Fernando Collor.
Resumindo: 4 ex-presidentes do pós-ditadura com baixíssimo prestígio. E Lula em primeiro lugar. Vai ter sorte assim....

Os textos acima foram publicados no www.rudaricci.blogspot.com
, onde se encontra as melhores análises de conjuntura política do país. Crítico, independente e profundo, o professor Rudá toca em pontos que a direita e a mídia não querem mexer, nem os adeptos do lulismo querem cutucar para não sangrar feridas e rever conceitos e posições políticas.

Rudá Ricci é cientista política, doutor em Ciências Sociais e diretor geral do Instituto Cultiva. É autor de vários livros sobre democracia participativa. Está escrevendo o livro sobre o Lulismo que deve dar o que falar. Li a primeira parte e gostei muito. Quem quiser lê-lo basta solicitar pelo email ruda@inet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário