terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lula garante formação tecnológica no Vale do Jequitinhonha

Campus inaugurado por Lula em Minas terá 320 vagas em cursos técnicos
Araçuaí, Médio Jequitinhonha
Inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 19, o campus de Araçuaí (MG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais, oferecerá no primeiro semestre deste ano 320 vagas em cursos técnicos, a que se somarão outras 220, no segundo semestre.
O governo federal investiu R$ 5 milhões no campus de Araçuaí, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, uma das mais carentes do estado. As primeiras 320 vagas serão oferecidas em quatro cursos técnicos (administração, agroecologia, informática e enfermagem), além de um curso técnico em agente comunitário de saúde para jovens e adultos.
Lula destacou o programa de expansão da educação profissional e das universidades públicas. Em 2009, a rede de educação profissional ganhou 102 escolas e em 2010 está prevista a entrega de mais cem. Na educação superior, segundo o presidente, 13 universidades federais foram implantadas.
Governo Lula investiu na educação de Minas
Henrique Paim, ministro interino da Educação, apresentou dados sobre a presença da União na educação superior e profissional de Minas Gerais. São 11 universidades federais, cinco institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet).
O importante nessa conjuntura, disse Paim, “é a forte conexão (das instituições) com o desenvolvimento local e regional”.
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, antiga Faculdade de Diamantina, é uma das 13 novas instituições de ensino superior criadas na gestão Lula.
A entrega da unidade de Araçuaí, segundo o reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais, Paulo César Pinheiro Azevedo, reforça a importância do instituto para a região norte do estado, área “sedenta de investimentos em educação e de formação para o trabalho”.
Durante a solenidade, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou a pavimentação de cerca de 100 quilômetros da BR-367, trecho que liga o Vale do Jequitinhonha (MG) a Eunápolis, na Bahia. A pavimentação é reivindicada por mineiros e baianos.
Rodrigo Dindo, Asessoria de Comunicação do Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário