quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lula afirma que não há espaço para retrocesso

Lula no Vale: "A partir de agora, não há espaço para retrocesso"
Araçuaí, no Médio Jequitinhonha
Bastante empolgado por retornar ao município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do estado de Minas Gerais, o presidente Lula assegurou à população que, com os avanços conquistados, não haverá mais espaços para retrocessos. Segundo ele, a tendência daqui para frente é oferecer aos brasileiros, por exemplo, mais serviços de saúde e educação. Lula pediu também que os prefeitos reivindiquem aos parlamentares federais aqueles serviços considerados importantes aos moradores. Ele citou o caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Até o fim do ano o país contará com 500 centros de saúde.
O presidente deixou o Vale do Jequitinhonha se comprometendo com outras duas obras: a pavimentação da BR 367 -- antiga solicitação dos moradores -- e um hospital. Lula informou que, ainda nesta terça-feira (19/1), conversará com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quando repassará o pedido da unidade de saúde.
Ouça a íntegra do discurso do presidente Lula: clique Lulaaqui

Lula esteve em Araçuaí para a inaugurar o campus Instituto Federal Norte de Minas. Em discurso, o presidente lembrou a importância de assegurar o acesso à educação. Ele explicou que entrará para a história, junto com o vice-presidente José Alencar, como sendo o governante que mais criou escolas técnicas e universidades no país. O presidente destacou que o curso profissionalizante que fez quando tinha 14 anos o ajudou na sua formação.
“Para uma mãe, não tem nada mais sagrado do que ver o filho com diploma profisional. Se o menino ou menina estiver bem formado pode soltar Brasil afora que vai arrumar um bom emprego”, enfatizou.
O presidente informou que os investimentos em educação saltaram de R$ 20 bilhões para R$ 50 bilhões. Ele comentou também que o piso salarial do professor “ainda é muito pouco” e lamentou o fato de que nove estados recorrram ao Poder Judiciário para não pagar o piso. Ao terminar o discurso, Lula afirmou que retorna a Araçuaí para a formatura da primeira turma da escola técnica.
A comitiva do presidente seguiu para Juiz de Fora onde participou de inauguração de usina termelétrica movida a etanol e a UPA de Santa Luzia.
Fonte: texto na íntegra do Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário