domingo, 31 de janeiro de 2010

Unimontes Solidária atende Monte Formoso e Ninheira

Monte Formoso e Ninheira recebem projeto Unimontes Solidária

Acadêmicos desenvolvem ações de educação, saúde, esporte e lazer

Mais de 7,3 mil pessoas dos municípios de Ninheira, no Norte de Minas, e Monte Formoso, no Vale do Jequitinhonha, na região de Medina, foram beneficiadas na primeira fase da 13ª edição do projeto “Unimontes Solidária”, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros, entre os dias 15 e 25 de janeiro, com a participação de 52 acadêmicos dos diversos cursos de graduação.

Em Ninheira e Monte Formoso, as atividades estiveram relacionadas às áreas de saúde, educação, lazer, direitos humanos e de meio ambiente, em especial, compreendendo ações comunitárias na zona rural, visitas domiciliares, atendimento médico, medição da pressão arterial, testes de glicemia e orientação sobre higiene bucal. Houve, ainda, o projeto “cinema comentado”, palestras educativas, jogos infantis, entre outras.

No município de Ninheira atuaram 32 acadêmicos, de 15 cursos, supervisionados pelo professor Marcelo Rezende Otaviano, beneficiando 4.808 pessoas. Monte Formoso recebeu uma equipe de 20 estudantes, que atenderam 2.493 pessoas na sede e na zona rural. As atividades foram coordenadas pelo professor Jiulliano Carlos Lopes Mendes.

A primeira etapa da 13ª edição do “Unimontes Solidária” reuniu acadêmicos de Administração, Artes, Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras/Espanhol, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social e Sistema de Informação.

Atendimento a indígenas

A partir deste sábado (30), os voluntários do projeto vão atender o município de São João das Missões, no Norte de Minas, distante 300 quilômetros de Montes Claros. A novidade dessa segunda etapa será a parceria com a Polícia Militar, visando a realização conjunta de atividades na reserva indígena Xacriabá. A saída dos acadêmicos do “Unimontes Solidária” está marcada para as 7 horas, do campus-sede. A cidade de São João das Missões tem a maior parte da sua população formada por indígenas da reserva Xacriabá.

Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário