quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval de Diamantina continuou na quarta-feira

Carnaval de Diamantina continuou na quarta-feira
Mais de cinco mil foliões dançaram e cantaram ao som da Bat Caverna, uma das bandas que agitou o carnaval da cidade, onde 35 mil turistas se concentraram pelas ruas e becos
Diamantina, no Alto Jequitinhonha
Até o último minuto de folia era pouco, nesta quarta-feira (17) em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, com uma multidão de mais de cinco mil foliões dançando e cantando ao som da Bat Caverna, até as 10 horas da manhã. A cidade dormiu pouco nos quatro dias de folia com mais 35 mil turistas pelas ruas e becos da centenária cidade histórica.

Mesmo com um público recorde, em relação ao ano passado, poucas ocorrências policiais. Os mais de 500 ônibus ganharam a estrada para retornar para vários locais de Minas Gerais e do país levando muita saudade e cansaço.


Na Praça do Mercado, a multidão, que varou a noite dançando com a Bartucada, não diminuiu o ritmo com a chegada da Bat Caverna, comandada pelo cantor Barracão, que não deixou ninguém parado, até às 10 horas, horário estipulado para o fim da folia. “Quatro dias passam muito rápido. Chegamos aqui no sábado e já está na hora de ir embora. Se pudesse emendava até o domingo, mas amanhã é dia de trabalhar e estudar”. Contou a secretária Aline Paiva, que retorna a Belo Horizonte à tarde.

O estudante de Educação Física Bruno Correia também queria mais. “Isto aqui é bom demais. Eles podiam deixar o pessoal tocar até mais tarde”, disse. Para ele os quatro dias não foram o suficiente para brincar. “Por mim ia embora só na semana que vem, mas se fizer isto, meu pai me mata”, acrescentou.

Mesmo com a banda encerrando o Carnaval, muita gente ainda ficou na Praça do Mercado, se refrescando do forte calor da manhã e trocando os últimos recados. A estudante de Administração da UFMG, Isabela Oliveira anotava e-mail e telefone de alguns amigos de São Paulo, que conheceu durante a folia. “A gente vai trocar fotos e se comunicar pela Internet. Pena que acabou a festa. Acho que agüentava mais dois dias de folia”, afirmou.

De Niterói, veio uma caravana com 50 ônibus, e foram os primeiros a estacionar no Largo São João, onde fica a rodoviária da cidade. Mais de 200 foliões se preparavam para embarcar para mais de 12 horas de viagem de retorno. “Aqui foi uma loucura o Carnaval. É a segunda vez que venho e a cada ano fica melhor”, afirmou o instrutor de academia, Dyogo Barbosa, de Niterói.
Ele conta que no ano passado foram 30 ônibus e este ano a coisa cresceu. “Quando o pessoal que esteve aqui contou como era, uma galera resolveu vir também e todo mundo aproveitou os quatro dias. Pena que acabou, mas ano que vem tem mais”, acrescentou.

A correria foi grande para chegar até o local onde os ônibus estavam estacionados. A coordenação de trânsito da cidade armou um esquema de embarque, com cada veículo podendo ficar apenas 30 minutos na Praça São João, para evitar congestionamentos. Centenas de foliões subiam a ladeira com malas e mochilas nas costas, com cara de cansaço, mas felizes com os quatro dias de folia.

Com recorde de turistas, mais de 35 mil, segundo os dados da Polícia Militar, a corporação comemorava o pouco número de ocorrências, no feriado. Segundo o comandante do policiamento, tenente-coronel Jordão Bueno Júnior este ano houve uma queda no número de crimes violentos, com nove relatos, destes, oito assaltos, sendo um com arma e um estupro. No ano passado aconteceram dez crimes considerados violentos.

No geral, foram 607 ocorrências, a maioria de pequenos furtos, crimes de trânsito e apreensão de pequena quantidade de droga. “O público que vem para a cidade é formado, na maioria, por jovens, de até 25 anos e com nível educacional alto. Isto também contribui para a tranqüilidade da festa”, afirmou o comandante.


Fonte: Agostinho dos Santos - Repórter Jornal Hoje em Dia, de 17.02.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário