segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cidades do Vale organizam seus carnavais

Clima de Carnaval anima cidades do Vale
As cidades do Vale do Jequitinhonha que têm tradição de realização do Carnaval já vão entrando no clima da festa. Os carnavais mais concorridos são os de Diamantina, Minas Novas, Berilo, Itinga, Jequitinhonha e Almenara. Os foliões de municípios vizinhos vão para estas cidades. Geralmente, são contratadas bandas de música axé com um palco fixo na praça principal ou em praias dos rios Araçuaí e Jequitinhonha.

Algumas cidades procuram reavivar os carnavais existentes anos atrás. Assim esperam cidades como Araçuaí, Coronel Murta, Itamarandiba, Itaobim, Medina, Pedra Azul e Turmalina. Porém, quem muitos que gostam de carnaval e moram nestes e outros lugares já programam viagens para outras cidades do Vale ou mesmo para as folias das praias de Porto Seguro, Prado e Alcobaça, no jequitinhonha baiano.
Diamantina e Minas Novas: os mais populares
Os carnavais mais diferenciados das cidades do Vale são os de Diamantina e Minas Novas.

Diamantina tem característica específica com desfiles de blocos caricatos, com músicas próprias. Para lá vão turistas estrangeiros e de todos os estados brasileiros. Muitos foliões do Vale já descobriram esta opção e para lá vão curtir 4 dias de canto, dança e fantasia.
Minas Novas, desde 1981, coloca um ou dois grandes trios elétricos rodando pelas principais ruas da cidade, de 9 horas da noite até 5 horas da manhã. Há músicas axé, mas também rola marchinhas e frevo.
Ninguém precisa comprar abadá para dançar e pular atrás do trio elétrico.

Durante o dia, os carnavalescos minasnovenses vão para a Barragem das Almas, no rio Fanado, a 3 quilômetros da cidade.
Jequitinhonha: popular, abadá e elite
O carnaval da cidade de Jequitinhonha, no Baixo Jequitinhonha, é muito popular. Além das bandas na rua, há 18 blocos que juntam e animam a galera, turma, gueto ou que tais, em uma identidade qualquer. Os blocos mais populares são a Mulinha e o Bloco do Calango. Mas tem bloco pra todo gosto. Os abadás ou camisetas são preços simbólicos para a turma da periferia ou mais pobres. Nos blocos da turma da elite os valores altos dos abadás são até mesmo para "não misturar".

Duas bandas de peso: Lordão e Bandasa fazem a animação da praça. Na retarguada a Banda Carnavalesca de Conquista, além de um mini-trio, e matinês.
Muitos preferem os pequenos grupos de batucadas, à beira do rio Jequitinhonha.
O Encontro de Som Automotivo gera mais críticas do que elogios.
A organização prevê mais de 10 mil foliões nas ruas de Jequitinhonha.
Berilo: carnaval que mais cresce
A cidade de Berilo tem um dos carnavais que mais cresce no Vale. No Médio Jequitinhonha, os foliões divertem-se com as bandas de axé, marchas e samba que tocam na Praça Dr Antônio Carlos, de 22 horas até 5 horas da manhã, de sábado a terça-feira.
Neste ano, são 8 bandas contratadas para animar a galera. No sábado, Nego Muzza e Nanaê, Menina Bacana, de Porto Seguro; no domingo - Kara baiana e Zaene; na segunda-feira - Tôa Tôa e Tribalance; e na terça - Batida Baiana e Delícia de Moçada.
Durante o dia, a população e os foliões vão para a beira do rio Araçuaí, onde há praias e barracas, com som de músicas de carnaval e axé.
No domingo e terça, pela manhã, sai o Bloco Ressaca, com homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem. Toda a festa carnavalesca é patrocinada pela Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e Conselho de Patrimônio Cultural.
Itamarandiba e o carnaval de rua
De 12 a 16 de fevereiro quatro bandas animarão os foliões do Carnaval de Rua de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, na Praça dos Agricultores.
12/02 Banda GV Brasil; 13 e 14/02- Banda Brilhantina; 15/02- Banda Sem Juízo;e 16/02 - Banda Swing UAI.
A promoção do evento é da Prefeitura Municipal com recursos do Ministério do Turismo e do Município.

4 comentários:

Zan disse...

Banu

Infelismente nesse ano o tradicional carnaval de Itinga não irá acontecer.
Não sabemos realmente quais as razões, mas os moradores estão pasmos com tal situação.
Abraços!!!

Robson Maciel. disse...

Oi Galera!!
Muito bom saber que os carnavais do Vale estar sempre em crescimento, mas acho que na lista estar faltando o carnaval de Mandassaia, no município de Leme do Prado, aqui na região do Alto Vale,um carnaval de estar em constante crescimento, folia, animação e agitação e não poderia ficar sem duvida alguma fora dessa lista...
Abraço.

Robson Maciel. disse...

Olá pessoal a programação do Carnaval de Leme do Prado, esta abaixo nesse link ai..

www.mandassaia.blogspot.com

Abç a todos!

Robson Maciel. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário