terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Excesso de turistas foliões fecha acesso a Grão Mogol

Foliões dançam e pulam até o amanhecer em Grão Mogol
PMMG fecha rodovia por excesso de turistas foliões
Som BR, de Beto Jamaica e Reinaldo, ex-Terra Samba, levou os foliões ao delírio A superpopulação de turistas foliões provocou uma cena inédita nesta cidade histórica do Norte de Minas, no Vale do Jequitinhonha: a Polícia Militar teve que fechar as entradas da cidade para restringir o acesso a apenas quem tinha reserva em hotel ou casas alugadas.

Pelas estimativas do comandante do Pelotão da PM, 20 mil foliões chegaram à cidade, que tem 10 mil habitantes, ou seja, aumentou em 200% a sua população nos dias do Carnaval, superando todas expectativas e planejamentos.

O Carnaval de Grão Mogol foi o melhor do Norte de Minas, neste ano, por vários fatores, entre eles, pela primeira vez a folia foi realizada com a rodovia toda asfaltada. A cidade tem as características de Diamantina e Ouro Preto e, ainda, o folião não tem que pagar abadá ou acesso para se divertir. Por fim, o Carnaval reúne os estilos baiano, carioca e paulista de festa.

O terceiro dia da festa de Momo acabou às 8 horas desta segunda-feira (15), quando a banda baiana Sollo, de Itabuna, Bahia, encerrou sua apresentação, no palco montado na Avenida Beira Rio, tocando sucessos do axé-music e deixando os foliões em delírio, mesmo com o sol forte.


Os vocalistas Rildo Araújo, Uiara Oliveira e Neto empolgaram os foliões, que chegaram ao local às 22 horas do dia anterior para assistir aos shows da banda Bloco U, de Belo Horizonte, que manteve o pique no estilo baiano, com os vocalistas Xande e Manoela.

Às 3 horas, a banda Som BR, formada neste ano por Beto Jamaica, ex-É o Tchan, e Reinaldo, ex-Terra Samba. Foi a primeira apresentação da nova banda no Norte de Minas.
Ruas com areia branca
Nas ruas cobertas de areia branca trazidas do rio do Vau, os foliões se deliciaram com a folia.

O bloco Escrachando a Folia, de Montes Claros, existe há sete anos e, segundo o seu líder, Márcio Renato, o “Bill”, pela terceira vez apresentou-se em Grão Mogol, porque considera o Carnaval um dos melhores de Minas Gerais.
O seu colega Leandro Rocha reforçou esse argumento. O bloco é formado por 10 amigos do Bairro São José, em Montes Claros, que sempre gostaram de som automotivo e possuem possantes equipamentos, semelhante a um trio elétrico ambulante.
Nos anos anteriores, o bloco esteve em Diamantina, Ouro Preto e Januária, além de Salvador, e neste ano, mais uma vez, dá brilho ao Carnaval de Grão Mogol.

A universitária Solange Batista, que estuda em Belo Horizonte, ficou sabendo sobre a animação do Carnaval de Grão Mogol e, como a estrada está asfaltada, decidiu viajar para essa cidade com os colegas de faculdade e não se arrepende.

“A cidade tem tudo para concorrer com Diamantina e Ouro Preto, pois a animação é igual, além do folião ter pouco despesas".
Texto de Girleno Alencar, do jornal Hoje em Dia, em 15.02.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário