sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Itamarandiba também quer Escola Técnica

Itamarandiba cobra Escola Técnica na área florestal
Anseio antigo de diferentes gerações de Itamarandiba, a implantação de instituto de educação tecnológica, público e gratuito, é um sonho ainda não concretizado. Apesar da expansão da rede de institutos de educação técnica e tecnológica do Ministério da Educação nos últimos anos, o Governo Lula deixa de fora o Alto Jequitinhonha.
No Vale do Jequitinhonha as cidades de Araçuaí e Almenara, no Médio e Baixo Jequitinhonha, respectivamente, passaram a contar com Institutos Federais de Educação.
No entanto, o Governo Lula faz vista grossa para o Alto Jequitinhonha, sobretudo, de Itamarandiba, cidade que há tempos sonha com a implantação de sua escola técnica para atender a forte vocação no setor de base florestal.
Em que pese nossa reprovação, é necessário termos sempre em mente que as articulações de nossos dirigentes políticos locais são modestas, ou mesmo, inobservavéis. O que,todavia, tende a aumentar nosso sentimento de insatisfação.
Hoje, os jovens itamarandibanos são obrigados a abandonarem suas famílias e o município para buscarem uma educação pública de qualidade em outras cidades ou mesmo em outros Estados.
Não obstante, aqueles a quem o governo tem sentenciado uma pena de morte social são, via de regra, privados de sua realização pessoal e atendimento das exigências do mercado de trabalho.
Destarte, o que podemos, sucintamente, filtrar frente a omissividade estatal é que as diferentes esferas de Governo, e aí falamos do municipal, estadual e federal, preferiram por eleger a reatividade estatal, que reage aos delitos e atos infracionais da juventude, à fornecer-lhes educação de qualidade, pública e gratuita.
É fácil notar que sem a profissionalização de nossos jovens, grande parte deles são levados a subempregos donde são esvaziados sua dignidade e direitos, quando não muito difícil são eivados pelas práticas delitivas que ferem a sociedade e complexifica o quadro de omissividade e déficit de investimentos aqui no Vale do Jequitinhonha.
Portanto, uma palavra simplifica nossa postura: suspeição. É preciso que estejamos sempre atentos e suspeitando das promessas e ações de governos que fantasiam obras, ainda mais se tratando de períodos que antecedem as eleições.
Coluna do Pedro Afonso, do Blog Amigos de Itamarandiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário