segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Itaobim terá entreposto de derivados de mandioca

Itaobim terá entreposto de derivados de mandioca
MDA libera R$ 1,2 milhões para projeto regional
A cidade de Itaobim, no Médio do Jequitinhonha, terá um entreposto de padronização, empacotamento e comercializaçaão de derivados da mandioca (farinha, polvilho, pasta, beiju, biscoitos e outros) para atender a 570 agricultores familiares do Território da Cidadania do Médio Jequitinhonha de 19 municípios. A Assembléia Geral do Território, em 18 de agosto, definiu por este projeto regional por acreditar agregar valor à produção da mandioca, cultura muito presente na vida dos agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha.
Este projeto tem o custo de R$ 1,2 milhão. Seu financiamento será do Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, dentro da programação de 2.010. Está sendo elaborado pela Prefeitura de Itaobim, com o apoio da Comissão Gestora do Território.
Deverá passar pelo crivo técnico e político do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais.
As metas do projeto é alcançar 3 mil agricultores familiares, com a consolidação de uma Cooperativa Regional.
Inicialmente, o projeto terá o guarda-chuva institucional da Prefeitura de Itaobim, que estabelece o compromisso de repasse de toda a estrutura e equipamento para a gestão de uma entidade cooperativa a ser constituída pelo conjunto de agricultores familiares da região.
O Médio Jequitinhonha possui 56 mil agricultores familiares, tendo uma produção acentuada de mandioca, fruticultura e de pequenos animais. A cadeia produtiva de mandioca necessita de uma estruturação dos processos de produção, padronização, empacotamento e comercialização.
Os representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e de CMDRS - Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável acreditam que este pode ser um dos esteios para agregar valor aos produtores de mandioca da região.

Um comentário:

Unknown disse...

Dr fernando ortopedista parente do capeta que ta precisando de mandioca no rabo...

Postar um comentário