sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Livro retrata vida do povo do Vale

Livro "A LENDA - CARTAS DO JEQUITINHONHA" retrata vida do povo do Vale
Higino Pedro lança seu primeiro livro
Araçuaí, no Médio Jequitinhonha

"O livro “A LENDA - CARTAS DO JEQUITINHONHA” de Higino Pedro produz uma narrativa, com inserções de descrição subjetiva e lampejos de poesia e prosa, a qual revela uma salutar defesa da identidade cultural do Jequitinhonha. Isso se faz, sobretudo, através do personagem "Seu Genésio" - Figura que representa legitimamente a cultura da região, seus costumes, bem como a consciência crítica da mesma.

Destaque especial nesse livro é o trato com a linguagem. Sem processar nenhuma alquimia, mostra fluentemente o linguajar típico da região e, com simplicidade, sem nenhuma sofisticação, como no capítulo "A chapada do Agachado", ele faz de um modesto almoço caipira um ritual majestoso, encantador.

Outro aspecto relevante no livro é a valorização da natureza. Demonstrando conhecimento sobre a mesma, o autor soube descrever a fauna e a flora do Jequitinhonha com muita precisão de detalhes e suas peculiaridades.

O " Seu Genésio", protagonista desse interessante epopéia do Vale, além de denunciar a desonestidade, a opressão do voto de cabresto (realidade que persiste até os dias de hoje), a degradação ambiental, funciona como a memória viva das tradições do Jequitinhonha.

No final, sua morte acabou representando os últimos suspiros dessa tradição que são explícitos nas cartas.
"(...) Genésio morreu aos poucos. Começou, quando morreram seus valores, suas raízes, a sua cultura, as suas andanças..."

Esse remoto e poético Jequitinhonha de Genésio, Tiziu, Cleonízia, Zenólia, Quincas Rabequeiro, que ainda resiste em alguns lugares, foi o foco de Higino Pedro no livro em referência.
As peculiaridades desse ignoto mundo o autor soube muito bem indicá-las com exatidão:
"(...) uma ou duas vendas, que faziam às vezes de farmácia, mercearia, boteco, enfim...de tudo um pouco."

Higino Pedro, já na sua estréia como escritor, em "A LENDA - CARTAS DO JEQUITINHONHA", promove um integração entre poesia e prosa, dando-nos, assim, uma agradável sensação de estarmos diante de um promissor nome da literatura do Vale."
Texto-análise de Wilson Barreto Fróis - Mestre em Literatura Brasileira
Higino Pedro Filho é funcionário da CEMIG e mora em Araçuaí. Ele é irmão do Celso Freire, poeta e professor universitário.
Quem quiser conhecer o livro "A Lenda - Cartas do Jequitinhonha", entrar em contato com o autor higinopedrofilho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário