sábado, 20 de fevereiro de 2010

Os 30 anos do PT, por André Quintão

Os 30 anos do PT
André Quintão

Na quarta-feira, dia 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores completa três décadas de uma história singular no Brasil. É um momento de reflexão sobre a trajetória percorrida, com erros e acertos, mas sobretudo, um momento de celbração: nosso país, sob a liderança do PT e do presidente Lula, está em um caminho de crescimento econômico, afirmação política internacional, redução das desigualdades sociais, combate à pobreza e promoção da dignidade humana.
Essa história tem início nos finais dos anos 70, ainda nos encontros preparatórios que reuniam variados atores do sindicalismo, da intelectualidade, do chão das fábricas, das comunidades eclesiais de base, do movimento estudantil. Era a proposta de um partido democrático que nascia enraizado na sociedade.
Assim o PT cresceu, resistiu, sedimentou e ampliou vínculos e contribuiu muito na transição democrática. Participou das primeiras eleições dos governos de Estado. Teve presença decisiva na campanha das Diretas Já, no movimento pró-constituinte e na Constituição de 1988, com 16 parlamentares petistas, entre eles, o deputado Luiz Inácio Lula da Silva. Já elegia então prefeitos em importantes capitais.
Em 1989, Lula concorre com chances de vitória à presidência da República, mas perde no segundo turno e o PT segue sua trajetória nos movimentos sociais, sindicais, nas caravanas da cidadania, no Governo Paralelo, nas disputas eleitorais.

Em nossa Capital, Belo Horizonte, o PT vence pela primeira vez as eleições em 1992 para prefeito com o então vereador Patrus Ananias, hoje responsável pela competente gestão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Nas eleições nacionais, o partido tem a candidatura de Lula novamente em 1994, 1998 e em 2002, quando se dá a vitória que começou a virar uma página na história do nosso País.

Pesquisas mostram a aprovação de mais de 80% ao Governo Lula, não no início de um projeto popular, mas em seu oitavo ano de governo.

Temos a ampliação dos direitos sociais, a recuperação do salário mínimo, os programas de transferência de renda, com destaque para o Bolsa Família, o ProUni garantindo o ingresso de jovens pobres nas universidades, as escolas técnicas, a valorização dos servidores, as conferências definindo políticas públicas, os investimentos na habitação, no Luz para Todos, as obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), a estabilidade econômica, a política externa soberana.


Temos um Estado forte – e não mínimo - indutor do desenvolvimento.
Todos esses fatores contribuíram para que o Brasil tenha sido o país que melhor enfrentou a recente e grave crise econômica internacional.
Todos esses fatores já incluíram parcelas majoritárias da população antes alijadas do mercado e dos bens e serviços públicos.
Fortalecer o projeto político

Portanto, a melhor forma de celebrar esses 30 anos do PT é fortalecer esse projeto político, apontando para o país a continuação do caminho trilhado até aqui, com a candidatura da Ministra Dilma Rousseff à Presidência da República; uma mineira, uma mulher que pode chegar à frente dos destinos do nosso País e novamente quebrar paradigmas, como fez Lula, um operário, ao chegar à Presidência da República.

Em Minas, o PT se prepara para ajudar nesse projeto nacional e conhece sua responsabilidade. Prepara-se, também, para apresentar ao povo mineiro um projeto democrático-popular sintonizado com as mudanças sociais do país. É preciso que o partido construa essa unidade na sua diversidade e com os partidos aliados, como já o fez em outros momentos decisivos.



As comemorações realizadas no dia 8 - que incluíram uma reverência unânime ao vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva - demonstraram que não sairemos divididos nas eleições.
Saberemos reunir os militantes que fazem do PT o partido mais querido do País, empolgar os mais de 750 diretórios do partido em Minas, parlamentares, prefeitos e prefeitas, petistas filiados e simpatizantes em todo o Estado por um projeto mais democrático, com mais participação popular, promotor do crescimento com mais justiça social.
André Quintão é deputado estadual e vice-presidente do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário