sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pavimentação da BR 367: sai ou não sai?

Pavimentação da BR 367: sai ou não sai?
O presidente Lula e a Ministra Dilma Roussef se compremeteram a dar ordens para o asfaltamento dos trechos de terra da BR 367: Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas e Jacinto-Salto da Divisa-Itagimirim-BA, totalizando cerca de 130 quilômetros.
O orçamento ficará em torno de R$ 200 milhões.
A forma mais fácil e rápida de realização da obra é o repasse de recursos financeiros do Governo Federal para o Governo Estadual, segundo o vice-líder do Governo Lula e membro da Comissão do Orçamento, deputado federal Gilmar Machado (PT-MG).
O deputado se justifica dizendo que o DER - MG - Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais já tem um projeto aprovado, com licença ambiental e licitação, desde quando recebeu a BR 367, em 2002, no Governo FHC.
Como a BR 367 voltou a ser de responsabilidade do DNIT, desde 2008, seria necessário novo projeto e novo processo para a obra, o que exigiria um prazo de 2 a 3 anos, além de gastos em torno dde R$ 20 milhões.
Para não haver necessidade de novo processo o caminho mais curto seria o de parceria União com o Estado, afirma Gilmar Machado. Ele está negociando para que o DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre, do Ministério dos Transportes, repasse os recursos necessários para o Governo Estadual executar a obra.
A pavimentação seria feita pela empresa Engesa SA, ganhadora da licitação.
Aí fica a pergunta: o Governador Aécio Neves tem interesse em fazer esta parceria?

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