terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Prefeitos querem estrada de ferro que gera mais empregos

Prefeitos argumentam que ferrovia gera mais empregos e desenvolvimento regional

Taiobeiras e Rio Pardo de Minas
O argumento de construção de um mineroduto em vez de estrada de ferro na exploração de minério de ferro, no norte de Minas, não convence o prefeito de Rio Pardo de Minas, Antônio Pinheiro (PRTB), que se opõe à construção do mineroduto.

“A população é contra o mineroduto porque vai contaminar o meio ambiente. Além disso, ele precisa de muita água, o que não temos”, afirma.
O mineroduto também é rechaçado pelo prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz (PSDB). “A exploração mineral vai trazer desenvolvimento. Mas não pode levar um bem muito precioso para a região, que é a água”, observa.

Ele lembra que há 12 anos lideranças regionais lutam pela construção da barragem de Berizal (no município homônimo, vizinho a Taiobeiras), financiada com recursos federais, mas que está emperrada devido à falta de licenciamento ambiental.

“A ferrovia será uma opção para trazer outras riquezas para o Norte de Minas”, acredita.


Por sua vez, o geólogo João Carlos Cavalcanti ameniza as alegações dos prefeitos em relação aos impactos que seriam provocados por um mineroduto, alegando que, para cada tonelada de minério de ferro, apenas 30% seriam de água – “é uma espécie de uma polpa”, diz.

O sócio do Projeto Salinas disse também que os investidores encomendaram estudos que apontam que a água para o mineroduto seria retirada de “uma grande barragem” na região, mas não informaram qual.

Projeto para viabilizar estrada de ferro

A proposta do governo de Minas é a construção de uma ferrovia que sirva também para o transporte de outros produtos. O subsecretário de Desenvolvimento Mínero-metalúrgico e de Política Energética, Paulo Sérgio Ribeiro, disse que o estado não vai se opor de forma sistemática à construção de um mineroduto se a obra for apontada como essencial para a viabilidade econômica do empreendimento.

Ele lembra, porém, que o governo do estado faz a opção pela ferrovia porque pretende agregar valor à exploração mineral, estimulando outras atividades econômicas no Norte de Minas, hoje, a região do estado com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O subsecretário disse que o governo vai encomendar um estudo técnico sobre a construção da ferrovia.

Reportagem de Luiz Ribeiro, do Estado de Minas, em 01.02.10

Ilustração é do Diário do Jequi, de Almenara

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