sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

UMVALE deve ser aprovada nas Câmaras do Vale

UMVALE se reúne com vereadores do Baixo Jequitinhonha
Diretoria quer aprovação nas Câmaras da região
A UMVALE - União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha dá mais um passo para sua organização institucional e estruturação. Vem se reunindo com vereadores das 3 microrregiões para apresentar o Protocolo de Intenções e solicitar a aprovação das Câmaras Municipais.
Na última quarta feira (24/02), o prefeito de Jequitinhonha e presidente da UMVALE, Roberto Botelho, apresentou oficialmente o protocolo de intenções da entidade para os vereadores dos municípios do Baixo Jequitinhonha, numa reunião extraordinária na Câmara Municipal de Almenara, no Baixo Jequitinhonha.
Na próxima semana, será feito o mesmo processo com vereadores do Médio e Alto Jequitinhonha.
Foto: Presidente da UMVALE, Roberto Botelho, ladeado pelos vereadores Ákila Porto, de Almenara, e de Zé Rolinha, de Jequitinhonha.
Após apresentação do protocolo, os vereadores se reuniram para escolher o representante dos vereadores do Baixo Jequitinhonha para compor o Conselho Legislativo da UMVALE, que será formado por um representante do Legislativo de cada microrregião do Vale do Jequitinhonha.
O presidente da Câmara Municipal de Jequitinhonha, Zé Rolinha, foi o escolhido para o Baixo Jequitinhonha e a suplência ficou com o vereador de Almenara, Ákila Porto.

Legislativo quer BR 367 asfaltada
O vereador Zé Rolinha concedeu entrevista ao Diário do Jequi. Assim ele vê a formação da UMVALE: “Eu vejo a formação da UMVALE com bons olhos e estaremos apoiando a entidade nas suas principais bandeiras de lutas : A conclusão da BR 367 e a criação do curso de Medicina na Faculdade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVMJ, em Diamantina e em Teófilo Otoni. Sabemos que a conclusão da BR 367 é a principal luta, pois será o elo de sustentação dos municípios do Vale do Jequitinhonha, desde a Diamantina até o Sul da Bahia”.

Posse em BH
A posse da primeira diretoria da UMVALE está prevista para o dia 16 de Março, em Belo Horizonte, na sede da AMM - Associação dos Municípios Mineiros.

O Protocolo de Intenções da UMVALE já foi enviado para todas as Câmaras e Prefeituras do Vale para apreciação. Os Prefeitos enviarão o Projeto de Lei para sua respectiva Câmara que fará a autorização para liberar repasse mensal dos municípios para a entidade.
O vereador de Jordânia, Côncio Matos, acredita que até na próxima semana o projeto será aprovado no seu município, pois se trata de um projeto de interesse regional.

Com informações do Diário do Jequi, de Almenara, no Baixo Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário