terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vale tem 7 premiados em culturas populares

Ministério premia 195 representantes das culturas populares
Dos 26 mineiros premiados, 7 são do Vale do Jequitinhonha
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC), publicou, no dia 3 de fevereiro,no Diário Oficial da União (Seção 3 págs. 10 a 13), o Edital de Resultados nº 2, de 02 defevereiro de 2010, com a lista dos selecionados no Concurso Público PrêmioCulturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel.
O Prêmio, que tem investimentos de cerca de R$ 2 milhões do MinC, contemplará, nesta edição, 195 representantes das culturas populares brasileiras, entres mestres e representantes de grupos/comunidades informais e formais.
O Prêmio Culturas Populares 2009 homenageia a artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha Dona Isabel Mendes da Cunha, e teve 2.833 iniciativas inscritas, 2.308 das quais foram habilitadas.
As iniciativas vieram de todo o país, sendo assim distribuídas: 51% da região Nordeste, 30% doSudeste, 8% do Sul, 7% do Norte e 4% do Centro-Oeste. Em relação à categoria,1.159 projetos foram de mestres; 872 de integrantes de grupos/comunidadesinformais e 277 de integrantes de grupos/comunidades formais.
Vale do Jequitinhonha é destaque: Maria do Bode e Mestre Antônio Bastião
Os 195 prêmios, de R$ 10 mil cada, foram distribuídos entre 60 mestres e 135 integrantes de grupos/comunidades formais e informais.
Entre os 7 mineiros agraciados está Dona Maria Simplício, a conhecida foliã "Maria doBode", residente na cidade de Almenara - MG, no Baixo Jequitinhonha.

Ela é fundadora e coordenadora do Grupo Cultural Senhor Santos Reis, formado por seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Há mais de cinquenta anos ela e osseus foliões saem pelas ruas da cidade com o "boi-de-janeiro" e afolia-de-reis, contribuindo para a preservação e divulgação das tradiçõesculturais da região. Homenagem mais do que merecida. Ela é uma verdadeira"pimenta" no caldeirão cultural do Jequitinhonha.
Parabéns D. Maria!
O outro mestre premiado individualmente é o Mestre Antônio Bastião, tamborzeiro, artesão e congadeiro de São Benedito do Capivari, comunidade rural de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha.

Grupos: artesãos e foliões
Dos grupos formais e informais, 135 foram homenageados pelo Ministério da Cultura. Minas teve 20 representantes. Todos são foliões ou artesãos. Cinco são do Vale do Jequitinhonha: a Folia de Reis da cidade de Jequitinhonha; os Coquis, o Boi de Janeiro, de Rubim; os Fios do Vale, de Medina; as artesãs de tecelagem, de Roça Grande, em Berilo; e as artesãs de cerâmica de Campo Alegre, em Turmalina.

Com informações do Ministério da Cultura e do http://confrariadapimenta-cdp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário