segunda-feira, 22 de março de 2010

BR 367 entra no PAC II em 29 de março

Pavimentação da BR 367 entra no PAC II
Anúncio será feito, dia 29 de março, em Betim/Contagem, pela Ministra Dilma Roussef
A tão sonhada pavimentação de dois trechos da BR 367 terá um novo capítulo na próxima semana. Em ato de despedida do Governo Lula, para se candidatar à Presidência da República, a Ministra Dilma Roussef fará o anúncio das obras de Minas Gerais que estão incluídas no PAC II , segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento.
A BR 367 estará lá na lista anunciada, com recursos previstos para concluir os dois trechos sempre citados: Jacinto-Salto da Divisa-Itagirim-BA e Virgem da Lapa-Berilo-Chapada do Norte-Minas Novas.
Em correspondência à Câmara Municipal de Jacinto, no início
de fevereiro, o Coordenador Geral de Construção Rodoviária/DIR, do DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre garantiu:
“...quanto ao Trecho Almenaral/Jacinto/Salto da Divisa da BR-367/MG informamos, por parte deste Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que o planejamento de tais obras entrarão no programa (PAC II) que já está em andamento, e que, até o presente momento, a BR-367/MG tem dois trechos contemplados, quais sejam:
Trecho1: Div BA/MG – Jacinto; Subtrecho 1: Div BA/MG (Salto da Divisa) - Entr MG-405 (Jacinto); Segmento: Km 0,0 – Km 48,9. Trecho2: Virgem da Lapa - Minas Novas; Subtrecho 2: Entr MG-114(A) - Minas Novas; Segmento: km 332,9 – Km 400,7.”
Ou seja, são 48,9 quilômetros a serem asfaltados, no Baixo Jequitinhonha, e 67,8 quilômetros no Médio Jequitinhonha, A pavimentação completa será de 116,7 quilômetros.
As informações sobre o orçamento da obra devem deixar empreiteira babando para fazê-la. Serão destinados mais de R$ 300 milhões para a BR 367.

A Engesa S/A é a empresa responsável pelo antigo contrato da Sul Minas que faliu e perdeu o direito de execução da obra. O projeto já está aprovado com licença ambiental e tudo o mais necessário. Porém, os recursos deverão passar do DNIT
para o DER - Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais. Resta saber se o Governador Aécio Neves terá interesse em realizar o convênio. Diretores do DER não mostram boa vontade nesse sentido. Ou é ordem do Chefe ou ciumeira política.
Se não for agora, vamos fechar a Rio-Bahia!
Esperamos que a obra seja iniciada ainda este ano. O PAC II tem obras previstas até para 2.013. Nós, da região do Vale do Jequitinhonha acreditamos que já é um avanço a inclusão no planejamento do PAC II. Mas, ainda não há garantia.
Assim, se não iniciar este ano a pelota vai ficar com a gente. Se todo governo só age por pressão, nós, moradores da região e aliados que necessitam do Vale, precisamos nos unir e transformar as intenções do papel em algo concreto.
Como? Fechando o entroncamento da BR 116 - Rio-Bahia com a BR 367, na cidade de Itaobim, no Médio Jequitinhonha.
Dessa forma, a obra se transforma em situação de emergência e poderá ser incluída no calendário de realizações ainda este ano.
"Governo e feijão só amolecem e se rendem na panela de pressão!"

4 comentários:

Jmaria disse...

Meu caro amigo Álbano. Pefiro assim chamá-lo, pois foi como nos conhecemos, você trabalhando na ARAI e eu na APRISCO.
Tenho entrado vez em quando em seu blog e noto que a cada dia, mais se comove com tantos problemas vivdos por nós, moradores do Vale do Jequitinhonha, e como as autoridades continuam lutando bravamente para que continuemos sendo conhecidos como miseráveis do Vale. Sabemos que tudo isso não passa de um jogo de interesses de canavieros de São Paulo que sabem que o dia que o progresso chegar de vez

Jmaria disse...

em nossa região, perderão inúmeros jovens, pais de familia e até mães, que são obrigadas a deixar suas terras aqui e correr para lá a pocura de um valor que dá mal para o sustento por alguns meses. Sabemos que passsam de 10.000 pessoas que saem de Berilo, Chapada, Jenipapo e Minas Novas todos os anos para as usinas de açucar e álcool. Se desta vez houver consenso entre o Presidente Lula e o Governador Aécio Neves para pavimentação deste caminho que liga Virgem da Lapa a Minas Novas, será uma grande vitória para todos nós que usamos este carreiro quase todos os dias. Torçamos pra que não haja necessidade de ação da nossa parte, que nossos governantes sejam mais humanos e lembrem que somos portadores de titulos de eleitores.
Parabéns pela sua lutae e coragem. Força meu amigo.
Grande Abraço
Zé Maria - Virgem da Lapa/Minas Novas
Argaminas Argamassas e Rejuntes Coloridos

Álbano Silveira Machado disse...

Valeu, Zé Maria!
Obrigado pela força. Este Blog é para isso mesmo: divulgar, cobrar, chamar a atenção para muitas coisas que, de tão comum do dia-a-dia, para a levar as pessoas a acomodações.
Quanto mais instigarmos algum tipo de indignação no nosso povo mais ele vai despertar para uma ação mais concreta de mobilização para realização dos nossos grandes sonhos.

sonia gomes disse...

a boatos que as obras se iniciaran ainda este ano no momento estou empregado na contrutora responçavel pelo trecho francisco badaro a berilo que deve ser concluido nos proximos dias agora pergunto como ficar sabendo se teremos mais oportunidade de emprego em nossa regiao? carlos de araçuai! um abraço.

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