segunda-feira, 1 de março de 2010

Chapada do Norte comemora 47 anos

Chapada do Norte comemora 47º aniversário da cidade
A cidade de Chapada do Norte emancipou-se de Minas Novas, em 3 de março de 1.962.
O convite de comemoração do aniversário de Chapada do Norte diz o seguinte:
"É no ritmo do forró e ao som da sanfona que convidamos a todos para as comemorações do 47º Aniversário de Chapada do Norte.
As atividades terão início no dia 28/02 (Domingo), a partir das 10hs coma Rua de Lazer na Praça da Matriz e às 21hs Típico Forró no Mercado Municipal.
No dia 1º (Segunda - feira), será realizado no período da tarde exposição temática no Mercado Municipal, retratando a história e a cultura do município.
A partir das 19hs, na Praça da Matriz, Abertura oficial com as Autoridades e depoimentos.Logo após apresentações culturais com grupos do município e para encerrar grande show com a Banda SKala.
Você faz parte desta festa.
Realização: Prefeitura Municipal e Escola Estadual Monsenhor Mendes
Apoio: SESC de Almenara e Conselho do Patrimônio Cultural"
História
Chapada do Norte, surgiu em decorrência direta da descoberta e exploração do ouro à margem direita do Rio Capivarí, localizada entre pequenas elevações, no século XVII, por volta de 1929.
Grande parte da população esteve ocupada na na mineração até os começos do século XIX.
Está localizada no Médio Jequitinhonha, a 20 quilômetros de Minas Novas, 300 de Diamantina, 550 de BH.
Até 1963 era distrito de Minas Novas.
Tem uma população de 15.220 habitantes no município, sendo de 2.500 habitantes na cidade.Possui os distritos de Boa Vista, Cachoeria, Santa Rita e Granjas do Norte.
É banhada pelos rios Araçuaí, Capivari e Setúbal.
O município vive da agricultura familiar, porém mais de 3 mil homens jovens e adultos saem, durante 8 meses, para o corte de cana e colheita do café, no interior de São Paulo e sul de Minas.
Em volta da cidade tem várias comunidade quilombolas, sendo a cidade com maior incidência de população negra do Estado de Minas.
A principal manifestação cultural do município é a FESTA DE NOSSA SENHORA DOS HOMENS PRETOS, no mês de outubro. É considerada maior manifestação cultural popular do Vale do Jequitinhonha, sendo uma verdadeira apologia aos Homens Negros.
Realizada Irmandade do Rosério dos Homens Pretos de Chapada do Norte, a festa atrai turistas da região, de Minas e até do estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário