domingo, 28 de março de 2010

Serra 36%; Dilma 27%. O que isso indica?

Pesquisa Datafolha mostra recuperação de José Serra
Como candidata, Dilma é desconhecida por 58% de apoiadores de Lula
A pesquisa presidencial do Datafolha deste domingo dá o resultado de intenções de voto de 36% para José Serra, 27% para Dilma, 11% para Ciro Gomes e 6% para Marina Silva.
Estes resultados dão novo ânimo para José Serra que se afastará do governo paulista para se candidatar a presidente da República, pelo PSDB, nesta primeira semana de abril.
Há interpretações controversas em relação aos resultados obtidos pela Ministra Dilma Roussef, candidata do PT. Alguns analistas acreditam que a ausência de Lula no país nos últimos dias contribuiu para estacionar o crescimento de Dilma. Outros apontam dados como desconhecimento do eleitor sobre a candidata.
Veja a anãlise feita pelo cientista político Rudá Ricci, de Belo Horizonte, no seu Blog:


"Dilma desacelerou?"
1) Dilma continua crescendo no levantamento espontâneo DATAFOLHA
Tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e agora chegou a 12%. Serra pontuou 8%, o mesmo percentual de dezembro. Na espontânea, o nome de Lula foi citado por 3% dos entrevistados.

2) 58% dos prováveis eleitoras a desconhecem
Quase 60% dos que afirmam que votariam no candidato de Lula desconhecem que Dilma é candidata.

3) Lula bate recorde de popularidade
Desde que este indicador passou a figurar em pesquisas DATAFOLHA (1990), nunca um Presidente da República teve tão alta aprovação: 76% da população consideram seu governo ótimo ou bom.

Juntemos os cacos: a campanha de Dilma esgotou uma fase inicial. A simples presença de Dilma em inaugurações oficiais parece se revelar insuficiente para popularizar a candidata como a de preferência de Lula. Serra cresceu no sul, onde tem um eleitorado anti-petista mais ferrenho (Lula teve sua aprovação em elevação nesta região). Não cresceu tanto no sudeste. O que reforça o enigma sobre a parada nos índices de intenção de voto em Dilma. Serão necessários novos métodos e fatos políticos para ampliar a visibilidade e vínculos de Dilma com Lula.


Com informações do http://www.rudaricci.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário