terça-feira, 16 de março de 2010

Em fotos, o Vale chega à França

O Vale na França, fotos e poesias Voando além fronteiras, o fotógrafo e produtor cultural Vilmar de Oliveira, natural de Medina, no Médio Jequitinhonha, presidente do Instituto Vale Mais convida o pessoal das artes e de Minas para o evento “Jequitinhonha chega à França nas fotografias de Vilmar Oliveira”.
O evento é uma exposição de fotos a ser realizada no Museu do Patrimonio de Saint Julien Les
Villas, onde cenas do patrimônio histórico, urbano, ecológico, cultural e paisagens regionais mostrarão o Vale do Jequitinhonha aos franceses e mundo nas lentes de Vilmar Oliveira.
A exposição está prevista para 4 de setembro de 2010 a 4 de maio de 2011, com estandartes
trabalhados pela Associação dos Artesãos de Turmalina e poemas de Gonzaga Medeiros que complementam o cenário.

Livro de fotografias
Um olhar atento sobre as “Minas muitas” Com indicações turísticas, livro do fotógrafo Vilmar Oliveira conta a história do artesanato em cerâmica do Vale do Jequitinhonha.
Um Jequitinhonha rico em diversidade cultural. Essa é a tônica do “Descendo o Rio – os caminhos da cerâmica do Vale do Jequitinhonha”, livro lançado pelo fotógrafo Vilmar Oliveira. Com o patrocínio da Avon Cosméticos, ele viajou mais de 15 mil quilômetros para captar, em fotos alegres e de cores fortes, o trabalho artesanal de 19 artistas e associações e as situações cotidianas vividas pelo povo da região.
Entre imagens de noivas, trabalhadores, lavadeiras e gente comum, o artesanato coloca-se como o símbolo de orgulho de uma região pobre.
“É a própria história amassada pelo barro”, conta Vilmar, conhecedor dos segredos do Vale, já que é natural de Medina e filho do garimpeiro Ulisses Souza de Oliveira.
Por meio de textos em três línguas (espanhol, inglês e português), mapas indicativos, contatos de pousadas e de artesãos da região, o leitor é convencido de que cada peça do artesanato do Jequitinhonha carrega uma bela história.
“Descendo o Rio – os caminhos da cerâmica do Vale do Jequitinhonha” é impresso em policromia, com 160 páginas em papel couchê 115g, vendido nas livrarias a R$ 30,00 ou pode ser adquirido pelo e-mail catalogoartesanato@gmail.com.
Parte da renda obtida será revertida para projetos socioculturais na região.
Mais informações: Vilmar Oliveira (31) 9208-9537 vilmar.oliveira1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário