domingo, 28 de março de 2010

Escola comemora um centenário de Educação em Almenara

Escola comemora um centenário de Educação em Almenara Neste fim de semana, 26 e 27 de março, a Escola Estadual Conde Afonso Celso comemorou o centenário da Educação no município de Almenara, no Baixo Jequitinhonha.

Uma queima de fogos no alvorecer da sexta feira marcou o início da programação do centenário. Mais tarde, às 19 horas, houve uma missa de ação de graças na igreja católica São João Batista. Logo em seguida, foi realizada uma solenidade na escola Conde Afonso Celso com a presença dos alunos, professores e autoridades locais.
No sábado, às 18 horas, os professores e alunos da escola realizaram uma caminhada pela cidade, passando pela frente da escola e chegando até a avenida Olindo de Miranda.
Durante a caminhada, a tradicional banda “Fanfarra” foi tocando ritmos de marcha.
Um palco foi montado na Avenida para receber as atrações.
A banda de metais do Grêmio Cultural Bartolomeu de Almeida, formada pelos alunos do município de Jequitinhonha abriu as apresentações da noite.
Depois, o músico e compositor Nildon Sena, ex aluno da escola, fez uma apresentação musical tocando algumas músicas do seu novo CD.
No final, a banda Xamêgo do Brasil animou o público presente.
Histórico da Escola Mista de São João do Vigia
“Em 21 de fevereiro de 1910, na presença da dedicada mestra Maria Cristina, primeira professora do município e naturalmente a maior incentivadora da implantação da primeira escola, e de outras personalidades da época, instalava-se a primeira escola pública de São João do Vigia, ainda distrito de Araçuai, denominada Escolas Mista de São João do Vigia comportando 112 alunos regularmente matriculados.
Posteriormente, sem local próprio e adequado para funcionar, foram instaladas várias salas de aula em diversos pontos da comunidade, e chamaram de “ Escolas Isoladas”. Depois, reuniram-se todas as salas na Casa Paraquial com o nome de Escolas Combinadas.
Em 29 de abril de 1946 a escola ocupou o velho prédio da Coletoria Estadual que se encontrava desocupado e recebeu o nome de Grupo Escolar Conde Afonso Celso. O nome foi em homenagem a uma grande personalidade da época, o jornalista , político e poeta, Conde Afonso Celso.
Em 02 de Julho de 1947, a Prefeitura Municipal doou um terreno para a construção do novo prédio do Grupo Escolar, ainda na direção da Mestra Maria Cristina que durante meio século contribuiu enormemente com a educação municipal, aposentando-se em 1955.
Já em 1974, a escola passou a se denominar Escola Estadual Conde Afonso Celso.
Hoje a Escola Estadual Conde Afonso Celso é integrante da rede estadual de ensino.

Um século depois de sua instalação, encontra-se em pleno funcionamento, viva e eficaz, ampla e aconchegante.
Cada vez mais jovem, fiel aos preceitos da Educação, orgulhosa de ter sido a pedra fundamental da educação em Almenara, percorrendo a história da própria cidade, participando do seu progresso e ascensão.”

Fonte: Diário do Jequi, de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário