terça-feira, 9 de março de 2010

Exposição Formação do Povo Mineiro em Capelinha

Exposição Formação do Povo Mineiro chega à Capelinha
A Exposição Itinerante Formação do Povo Mineiro, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, chega ao município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, na quarta-feira, dia 10.3.
Além da mostra, o projeto apresenta ainda o painel temático "História, Memória e Sociedade - O papel das instituições públicas", e do curso Noções Introdutórias de Práticas Arquivísticas.
Capelinha é o terceiro município a receber o projeto, que deverá ser apresentado em dez câmaras municipais de Minas, uma em cada macrorregião do Estado.

Exposição: 10 de março a 10 de abril
A exposição ficará aberta ao público até o dia 10 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, na Câmara Municipal (Rua José Pimenta de Figueiredo, 5 - Centro).
A iniciativa pretende estimular a reflexão sobre os principais movimentos que influenciaram a constituição do Estado e promover ações de capacitação em gestão de arquivos institucionais e da memória das casas legislativas.
A exposição destaca os aspectos mais relevantes de cada um dos períodos abordados pelos expositores. A mostra conta com suporte de um conjunto de DVDs, gerado a partir da edição e digitalização das palestras. O painel temático dá destaque à importância do registro histórico na construção da identidade e na criação de oportunidades de acesso e envolvimento da comunidade.
Já o curso de práticas arquivistas pretende contribuir para a disseminação de um comportamento mais zeloso no trato dos documentos públicos. Essa iniciativa quer contribuir com a campanha promovida pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), em parceria com o Conselho Estadual de Arquivos (CEA) e com o Arquivo Público Mineiro, que tem o objetivo de sensibilizar os agentes da administração pública municipal, para a importância da criação, implantação e manutenção dos arquivos públicos municipais.
De acordo com o Censo Legislativo realizado pelo Interlegis, quase todas as câmaras mineiras armazenam documentos em condições precárias e não possuem um profissional responsável pelo manuseio dos registros documentais.
Programação
* 10 de março
8 horas: Abertura
9h às 11h: Painel - História, memória e sociedade: papel das instituições públicasPalestrante: Márcio Roberto Alves do Santos, mestre em História e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo da ALMGPalestrante: Frederico Vieira, especialista em Administração e relações-públicas da ALMG
13h às 17h: Curso - Noções introdutórias de práticas arquivísticasProfessor: Welder Antônio Silva, mestre em Ciência da Informação e arquivista da ALMG
* 11 de março
8h às 12h: Curso - Noções introdutórias de práticas arquivísticasProfessor: Welder Antônio Silva, mestre em Ciência da Informação e arquivista da ALMG
Inscrições - As inscrições para o curso são gratuitas e recebidas por ordem de chegada até o preenchimento de todas as vagas.

Deverão ser feitas até o dia 9 de março, pelo telefone (33) 3516-1799 ou no prédio da Câmara Municipal de Capelinha. No ato da inscrição, deverão ser informados a instituição de origem, o nome do aluno, a função que exerce, o e-mail pessoal e o telefone para contato.
As palestras também são gratuitas e abertas ao público, com participação sujeita à lotação do espaço.

Visitas de escolas agendadas
Grupos de visitantes ou escolas poderão agendar visitas orientadas à exposição pelo telefone (33) 3516-1799 ou, pessoalmente, na Câmara Municipal de Capelinha.
(3/3/2010).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário