domingo, 28 de março de 2010

Maioria dos deputados mineiros é da região Central

Jequitinhonha e Mucuri são regiões menos representadas na Assembléia
Levantamento do jornal Estado de Minas mostra que a maioria dos deputados estaduais e federais é de regiões mais ricas
As urnas refletem a vontade popular, mas não são justas na distribuição da representação legislativa pelas regiões geográficas do Estado.

Levantamento realizado pelo jornal Estado de Minas que indica 71 dos 77 deputados estaduais e 49 dos 53 deputados federais concentram mais de 40% de sua votação em só um - ou uma só "Território" macrorregião. Mais rica e mais populosa, a região Central tem na Assembleia Legislativa 33 cadeiras, - o equivalente a 43% do plenário - em que pese o eleitorado dos 158 municípios que compoem 35% do Estado.
Jequitinhonha: pior representação
Em situação inversa está a Região do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri, - a mais pobre na área econômica e desenvolvimento humano - que tem apenas um deputado estadual que ali concentra a sua votação, apesar de o conjunto dos eleitores nas 66 cidades representar 5 , 3% do total no Estado.

Também no plano federal o chamado "vale da miséria" continua quantitativamente em desvantagem na representação da bancada mineira: tem dois deputados federais com votação ali predominante, - o equivalente a 3,8% das 53 cadeiras.

A atuação parlamentar é muito vinculada e continua centrada nos interesses e não das bases de atendimento. A menor representação política é sinônimo de voz baixa na defesa das regiões.

As demandas brotam com a pobreza em que proliferam carências estruturais e na oferta de serviços fundamentais. Não é à toa, que os prefeitos do Vale do Jequitinhonha estão permanentemente à caça de Deputados. Eles são vistos como "despachantes" junto ao Poder Executivo.

Os prefeitos contam com os deputados para uma solução de questões mais diversas, que sozinhos não conseguem lidar em decorrência das máquinas administrativas municipais precárias. Precisamente nessa dependência burocrática e política se perpetuam os mandatos dos Representantes do Legislativo.

Os Prefeitos precisam de deputados para atrair recursos e encaminhar politicamente as demandas. E os deputados contam com votos también que advir de uma gestão azeitada.
Dim reclama
"Nós, prefeitos, vivemos sempre de pires na mão", afirma Dim Martins (PT), de Virgem da Lapa, cidade com 14.602 habitantes, localizada no Médio Jequitinhonha, a 560 quilômetros de Belo Horizonte
Embora cnsidere haver deputados que ajudam pequenas demandas em uma cidade, aqui e ali, ele ressente
a falta de um movimento político de sustentação da região.

"Somos órfãos de um porta-voz que reivindique estradas, barragens e geração de emprego e renda para o Jequitinhonha" acrescenta.
Com informações da reportagem de Bertha Maakaroun, do Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário