segunda-feira, 1 de março de 2010

Municípios comemoram 47° aniversário de emancipação política

Municípios comemoram 47º aniversário de emancipação
Berilo, Chapada do Norte e Francisco Badaró, no Médio Jequitinhonha
Algumas cidades do Médio Jequitinhonha comemoram aniversário de emancipação política. Neste mês de março, os municípios de Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró comemoram 47 anos de separação de Minas Novas. Foi no ano de 1963 que os antigos distritos se separaram do município-mãe e se tornaram independentes política e administrativamente. José Gonçalves de Minas emancipou-se de Berilo, em 1996, e também comemora sua independência neste mês de março. Jenipapo de Minas emancipou-se, em dezembro de 1995, de Francisco Badaró.
Todos baixaram lei tornando o dia como feriado municipal. Uns comemoram e relembram a data e a história do lugar, reverenciando nomes e grupos políticos e sociais que contribuíram com construção do lugar, da terra natal. Outros não dão muita importância ao fato.
Berilo e Chapada têm origem nas primeiras décadas do século XVIII, na exploração do ouro. Francisco Badaró surgiu logo depois.
Estes três municípios têm uma população com característica muito parecida. Variam de 11 a 15 mil habitantes. As propriedades rurais são de agricultura familiar. Como a produção agropecuária tem ficado precária com as secas anuais os homens, jovens e adultos, vão para o interior de São Paulo e Sul de Minas para se empregarem no corte de cana e colheita do café como forma de subsistência. São cerca de 8 mil trabalhadores que migram todo ano, ficando 7 a 9 meses ausentes de casa.
Nos municípios de Berilo e Chapada do Norte se concentram o maior número de comunidades quilombolas do Estado de Minas Gerais. Identificadas por publicação recente são 27 em Berilo e 15 em Chapada do Norte, em um universo de pouco mais de 400 comunidades em todo o Estado.
As três cidades vivem do comércio, prestação de serviços, benefícios da previdência social e programas sociais do governo federal.
Os indicadores sociais colocam os três municípios em situação de alta vulnerabilidade social.
Há um percentual acentuado de analfabetos. Entre 15 e 20%. O IDH- Índice de Desenvolvimento Humano está abaixo de 0,68, considerado de baixo nível. A escolaridade da população é baixa e precária. Há poucos profissionais especializados ou com cursos técnicos.
Muitos buscam a conquista do diploma universitário em faculdades com ensino à distância, em faculdades de nível duvidoso. Esta é uma forma de conseguir algum emprego nos serviços públicos, geralmente sem concurso público.
Neste ano de 2.010, há uma expectativa e esperança de pavimentação das rodovias estaduais e da BR 367 que corta os municípios. As rodovias estaduais já estão em processo de pavimentação. Há uma promessa do Presidente Lula em asfaltar a BR 367.
Com isso, acende uma esperança de desenvolvimento regional com estas obras de infra-estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário