quarta-feira, 3 de março de 2010

Turismo e ações solidárias no Alto Jequitinhonha

Missão Solidária garante desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha
Reunião define ações de turismo solidário no Alto Jequitinhonha

Profissionais da área de saúde, educação e meio ambiente vão levar ações solidárias ao Vale do Jequitinhonha, por meio de uma parceria firmada com a Fundação Vale e o Instituto Brasil Solidário (IBS), que vai garantir o desenvolvimento, divulgação e a manutenção do Programa Turismo Solidário.
O programa do Governo de Minas, que atua em 20 localidades no Alto Jequitinhonha, do Serro até Chapada do Norte, Vale do Jequitinhonha, recebeu investimentos de R$ 1 milhão, por meio de um Termo de Cooperação Técnica Financeira, assinado entre a Fundação Vale e a Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), que serão aplicados na ampliação do fluxo turístico na região e vão contribuir para o desenvolvimento local.
O Instituto Brasil Solidário é uma organização sem fins lucrativos (Oscip), que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Segundo seu presidente, Luis Eduardo Salvatore, “a forma de trabalho do IBS segue o mesmo escopo do Turismo Solidário, visando ao favorecimento de comunidades locais por meio da cooperação, de ações conjuntas, sempre com a participação da sociedade. Por meio dessa parceria, nosso maior desejo é alavancar o Turismo Solidário de forma sustentável, além de gerar continuidade e multiplicação”, ressalta.
O IBS, em parceria com o programa, está organizando uma Missão Solidária no Vale do Jequitinhonha, que deve acontecer ainda neste semestre, que vai levar ações de saúde bucal, artes, educação e meio ambiente para a população. “O turista comum terá oportunidade de conhecer as belezas naturais e riquezas da região, e, em paralelo, trabalhar em prol da comunidade levando até ela uma ação solidária”, explica Luis Salvatore.
Programa Tutrismo Solidário

A gerente do Turismo Solidário, Margareth Durães, acredita que esta parceria com empresas privadas vai ajudar a divulgar o programa além de levar emprego e renda para as comunidades. Ela conta que um catálogo de roteiros solidários está sendo formatado, o que, em breve, será uma ferramenta importante para as operadoras e para aumentar o fluxo turístico na região. “Estamos ajudando na construção da base. À medida que o fluxo de turistas for se tornando mais intenso, as comunidades estarão preparadas e poderão caminhar com as próprias pernas”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário