quarta-feira, 17 de março de 2010

Vale faz parte de Mostra Nacional de Desenvolvimento Nacional

Jequitinhonha foi atração em Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional
Foto: Artesão Enivon Machado, mostrando tear de tecelagem de algodão, da comunidade de Roça Grande, em Berilo, Médio Jequitinhonha
O Vale do Jequitinhonha foi representado na II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, promovida pelo Ministério da Integração Nacional, na cidade de Florianópolis (SC), no período de 10 a 14 de março.

No estande "Vila do Jequitinhonha" foram expostos produtos regionais - queijos, cachaça, mel, artesanato em tecelagem, de vários dos projetos apoiados pela Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Cricaré (Mesovales) e pelo Ministério, sob o slogan "Um Vale de oportunidades".

Participam 42 pessoas, compondo a delegação organizada pela Mesovales que inclui também representantes do sul da Bahia e do norte do Espírito Santo.
Foto: Tear de tecelagem de algodão e tonéis de cachaça de alambique, da região de Salinas, Comercinho, Araçuaí e Coronel Murta.
Além da mostra, o evento incluiu também o simpósio internacional "Gestão de Políticas Regionais em Perspectiva", com várias discussões sobre as políticas públicas com base territorial, contando com especialistas estrangeiros, especialmente da União Européia.
Dentre os objetivos da Mostra e do Simpósio, incluiu-se uma discussão sobre a consolidação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.
Segundo os organizadores, os grandes desafios são os de transformar a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), formulada inicialmente em 2003, em política de Estado, garantindo a integração dos diversos órgãos e setores de Governo.
Por isso a necessidade de congregar as 13 mesorregiões diferenciadas (onde se inclui a do Jequitinhonha, Mucuri e Cricaré), o Semi-Árido, a Faixa de Fronteira e as três Regiões Integradas de Desenvolvimento, que compõem a política do Ministério da Integração Nacional com base territorial. O Programa Polo Jequitinhonha foi representado pelo seu Coordenador, Prof. Márcio Simeone Henriques.

Segundo o presidente da Agência Mesovales, José Fernandes Magnago de Jesus (de São Mateus-ES), o evento foi importante porque dá credibilidade aos parceiros, ao Governo e às próprias pessoas envolvidas nos projetos desenvolvidos pela Agência. Ele destacou a oportunidade de discussão próxima com o governo Federal, através de uma agenda com os representantes do Ministério da Integração Nacional, para que se consiga vencer as dificuldades estruturais vivenciadas pela Mesovales, principalmente em termos de recursos. Ressaltou também a necessidade de revisão ampla e atualização imediata do plano da Mesovales e definir os projetos prioritários nele presentes.
Com informações do Pólo Jequitinhonha/UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário