sexta-feira, 5 de março de 2010

Vale, Mulher Vale, Mulher

Vale do Jequitinhonha comemora Dia da Mulher
De várias formas, mas sempre com sensibilidade, o Vale comemora oDia Internacional da Mulher.
Nesta segunda feira, dia 8 de março, grupos e movimentos sociais, instituições e órgãos públicos organizam homenagens diversas, registro das lutas cotidianas da mulher, relembra a solidão e resistência das mulheres de migrantes, as duplas jornadas de trabalho, a agonia lenta e gradual do
machismo, o empreendedorismo feminino. Também as alegrias, festas e gozo do viver. Na formação dos filhos, na produção do trabalho, na solidariedade dos companheiros, na criação artística popular, nas danças e cantos, nas tranças e contos, na poesia e alegria, na saudade ou felicidade.
O que acontece
Em Grão Mogol, na margem direita do Rio Jequitinhonha, o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, será comemorado com diversas atividades promovidas pela Prefeitura Municipal com o apoio da Emater-MG e CRAS.
Além de queima de fogos, durante a tradicional feira da cidade, na praça da rodoviária, haverá uma tenda com aferição de pressão e distribuição de uma lembrancinha para todas as mulheres presentes no local.
Na praça haverá ainda a interação com as mulheres da zona urbana e rural do município, por meio de perguntas e brincadeiras, mediadas pelo extensionista de Bem Estar Social Frederico Maciel Borges e a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Grão Mogol.
A rádio local terá uma programação voltada exclusivamente para a mulher com entrevistas com advogada sobre a Lei Maria da Penha e uma reflexão sobre o papel da mulher no mercado de trabalho, na família e no cenário do século XXI.
Médio Jequitinhonha
Em Berilo, o CRAS e um grupos de mulheres está organizando atividades no salão da SAB – Sociedade Amiga Berilense. Estão previstas palestras sobre a Lei Maria da Penha saúde da mulher e serviços gratuitos de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem. No sábado, dia 06 de março, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizará Assembléia Geral e fará uma homenagem às Mulheres Trabalhadoras Rurais.

A Rádio ARAI FM programa homenagens e mensagens neste dia especial.
Em Virgem da Lapa, a Prefeitura Municipal, Escolas Estaduais e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais estão programando homenagens e palestras para as mulheres da cidade e do campo.
Em Coronel Murta, as Escolas Estaduais Coronel Mariano Murta e Artur Fernandes apresentam poesias, jogral, mural e cantos em homenagem à mulher, com o professor de história e violonista Eri Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário