quinta-feira, 29 de abril de 2010

200 estudantes soltam 5 mil alevinos no rio Araçuaí

200 estudantes soltam alevinos no rio Araçuaí
Programa Peixe Vivo distribuiu 5 mil filhotes de piau
Mais de 200 crianças e jovens estudantes da Escola Estadual Professor Jason de Morais, de Berilo, no Médio Jequitinhonha, soltaram 5 mil alevinos de piau três pintas no rio Araçuaí, na prainha da cidade.
Acompanhados por professores, pais, pescadores profissionais, servidores municipais e cidadãos, os estudantes estavam entusiasmados e felizes com sua participação nessa importante ação ambiental de povoamento do rio.
Esta movimentação aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 29 de abril.
Os técnicos do Programa Peixe Vivo, Ádila Martins, educadora ambiental da Barragem de Irapé, e Luciano Xavier, da FADETEC - Fundação de Desenvolvimento Tecnológico, subiram em um caminhão e explicaram a importância de repovoamento do rio e participação dos estudantes e colaboração dos pescadores profissionais. Agradeceram o apoio de todos que estavam apoiando tal iniciativa.

65 mil alevinos na bacia do Jequitinhonha
Luciano Xavier, Zootecnista da FADETEC, de Salinas, disse que "para produzir os alevinos se faz primeiro um estudo de campo e captura de matriz, na Bacia do rio Jequitinhonha e Rio Pardo. Cinco espécies foram selecionadas para reprodução: piabanha, piapara, piau 3 pintas, curimatá e surubim do Jequitinhonha".
Ele concluiu, dizendo que "as espécies de melhor reprodução são a curimatá e o piau 3 pintas. A píabanha e surubim do Jequitinhonha são raros e difíceis de achar e de reproduzir em cativeiro".
Luaciano informou que já foram soltos mais de 65 mil alevinos de piau 3 pintas e curimatá, em 2.010, nas Bacias do Jequitihonha e Rio Pardo, em diversos municípios da região.

A iniciativa do Peixe Vivo teve o apoio da Prefeitura Municipal de Berilo e da Escola Estadual Professor Jason de Morais.
Fotos: 1- Jovens soltam alevinos no rio Araççuaí;
2 - Estudantes ouvem palestra dos técnicos do Programa Peixe Vivo; 3 - Pescadores profissionais de Berilo: Reinaldo, Clóvis, Raimundo Beirão, Zé Esqueleto e Ailza.

6 comentários:

Téo Garrocho disse...

Banu, grande projeto. Faço uma pergunta: Seria possível esta iniciativa maravilhosa poderia ser realizada no Rio Gravata que corta o Distrito de Engenheiro Schnoor(Araçuai)? Os idealizadores poderiam entrar em contato com a Escola José dos santos Neiva em Schnoor. Penso que a juventude gostaria de tudo isto em prol da comunidade e conscientização da comunidade. Um abraçao e parabéns pelo Blog do Banu, nota Dez!!!!

Álbano Silveira Machado disse...

Téo,
creio que sim.
Basta entrar em contato com a Ádila Martins, da Barragem de Irapé. Tentarei apresentar esta proposta pra ela. A própria direção da Escola também pode ter esta iniciativa. O Projeto Peixe Vivo adora trabalhar com estudantes.
Porém, há uma concentração de atividades no rio Araçauí, Jequitinhonha e Pardo.
Obrigado, mais uma vez, pela força!

Jose Aldo Ramires disse...

olá Albano, que legal encontrei seu blog,estava fazendo uma pesquisa de peixamento no Jequitinhonha.
grande abraço
josé aldo ramires
salinas-mg

Unknown disse...

onde encontro alevinos do piau tres pintas para compra preciso urgente se alguem souber ,preciso de tel e e-mail obrigado,

Unknown disse...

onde encontro alevinos do piau tres pintas para compra preciso urgente se alguem souber ,preciso de tel e e-mail obrigado,

Unknown disse...

Grande projeto especialmente se conseguirem salvar o surubim do jequitinhonha !!,

Postar um comentário