domingo, 18 de abril de 2010

Garganta do Diabo

Garganta do Diabo
Horror dos Pescadores, pesadelo dos navegantes sumiu com Barragem de Itapebi
Dilton Mascarenhas
A Garganta do Diabo, fortemente guarnacida pelos seus dois próximos e impressionantes blocos de granito lado a lado, mais estreito trecho dos 1082 quilômetros de todo o percurso do histórtico rio Jequitinhonha, sem dúvidas, enquanto belo e singular, era iminentemente perigoso e trágico.
Na base dos seus dois fatais despenhadeiros,- horror dos vivos, as águas fluviais, torturadas ao ser comprimidas pelo seu pequeno espaço de poucos metros =, roncava furiosa, violenta e veloz.
Face à sua força, na Garganta do Diabo, capaz que os próprios peixes morressem!

Muitos não queriam sequer conhecê-la. Alguns que a viram, indesejavam revê-la, preferindo a serenidade do Jequitinhonha nos trechos em que suas águas são calmas qual um lindo lençol varicor.
Ao ver a Garganta do Diabo de perto, havia quem tonturas sentisse. Outros, sentiam medo, pavor!
À sua proximidade, não se sabe por quê, mentalizavam tristes casos de pobres pescadores vitimados por acidentes fatais, e o lendário caso de um canoeiro cuja canoa foi arrastada por corredeiras, adentrou o estreito da Garganta, sucumbimdo em suas fortes águas.

Apreciá-la e andar pelo seu rochoso entorno remotamente possuído pelas águas do rio, recomendava-se somente às manhãs, quando em presença da alva luz matutina a atmosfera se enchia de uma fina fumaça de minúsculas gotículas d´água proveniente da forte compressão na Garganta do Diabo, propiciando formar-se pequenos e quase palpáveis arco-íris.
Entretanto, à tarde, sem o mesmo intenso brilho, vespertinava-se à alvoca de escuras e prolongadas noites com pescadores gritando por eterno e desesperado socorro. E aquele canoeiro aflito… a pedir porto, querendo atracar.

Submersa pelas águas do grande lago artificial da hidrelétrica instalada em Itapebi, Bahia, a legendária Garganta do Diabo desapareceu.
Mas, dela ainda conta-se história.
Até quando?

Foto: Dilton Mascarenhas
A Garganta do Diabo desapareceu com a construção da Barragem entre os municípios de Itapebi-BA e Salto da Divisa-MG.
Dilton Mascarenhas, do Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário