segunda-feira, 5 de abril de 2010

Jequitinhonha e sua ginga de capoeira

Jequitinhonha organiza Encontro de Capoeira
Neste domingo, 4 de abril, foi realizado um encontro intemunicipal de Capoeira. Paraticiparam representantes de Jequitinhonha e Joaíma.
Destacaram-se os alunos e orientadores de capoeira do grupo Forte de Minas, fundado em 1969, coordenado por Donizete Lemos, vice-prefeito de Joaíma e mestre de capoeira, e pelo contra-mestreItamar Pereira Ita, secretário municipal de esportes em Jequitinhonha, participaram do Encontro Intermunicipal de Capoeira no Ginásio Esportivo Dativo Botelho em Jequitinhonha-MG.

Segundo Donizete, o objetivo é promover intercâmbios com os capoeiristas do grupo Forte de Minas. “Nosso grupo sempre teve a capoeira como luta. Sobretudo, uma luta pela inclusão social e pelo crescimento do jovem como cidadão. O nosso grupo enfraqueceu-se. Mas a partir de agora tentaremos resgatar a tradição da capoeira em Joaíma .” Afirmou seu coordenador.

Itamar, mais conhecido como “Ita”, ex-aluno de Donizete na década de 80, também capacitou-se com o professor de capoeira Luís Mendonça, que trouxe da capital mineira os ensinamentos do famoso mestre Dunga.

Em seguida graduou-se como professor deste tipo de luta, tornando-se contra-mestre. Segundo ele, a capoeira foi inserida nos principais projetos sociais do município de jequitinhonha.
“O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Minas Olímpica e a ABBB Comunitária, atendem mais de trezentas crianças e adolescentes nas creches e escolas municipais. Nestes projetos trabalham professores de capoeira graduados pelo grupo Forte de Minas, onde atua como coordenador há mais de 20 anos”, esclareceu Ita.

Após realização da roda de capoeira ao som de berimbaus, Donizete fez questão de ressaltar a capoeira como instrumento de resgate da cidadania no combate ao uso de drogas pelos jovens. Lamentou o avanço do maléfico uso de crack entre os jovens da microrregião, em especial em seu município.
" O avanço do crack é uma realidade. Exige o máximo de atenção por parte das autoridades municipais, estaduais e federais. Há registros de que a referida droga está na região desde meados da década de 90".
Fonte: Leo Rocha, do Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário