segunda-feira, 5 de abril de 2010

UFMG promove 11ª Feira de Artesanto do Vale

11ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
Cultura regional e oportunidades de negócios no campus Pampulha, em BH
Por Aluysio Ferreira
A UFMG promoverá com entrada franca entre os dias 03 a 08 de maio a 11ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. O evento será realizado na praça de serviços do campus Pampulha, em Belo Horizonte. Inicialmente organizada pelo programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, a partir da segunda edição, em 2001, a exposição passou a ser promovida pela Diretoria de Ações Culturais (DAC) da Universidade.

A Feira constitui um importante espaço para a troca e comercialização dos produtos regionais dos artesãos do nordeste mineiro. Segundo diagnóstico realizado pelo Programa Polo, uma das maiores dificuldades das pessoas que confeccionam artesanato no Vale é justamente a falta de espaço para expor os produtos. Dessa forma, a Feira proporciona um espaço importante de visibilidade e de trocas comerciais sem a necessidade de intermediários.

Os dias de realização da exposição são escolhidos estrategicamente. O evento acontece na semana que antecede o Dia das Mães, a segunda data comemorativa que mais movimenta o mercado. A conveniência da data é percebida pelos números que a Feira tem apresentado. Só no ano passado as vendas alcançaram a expressiva cifra de R$90.000,00, atraindo cerca de 8.000 pessoas.
Foto: Zefa artesã, de Araçuaí. Créditos: João Teixeira Júnior
ncomitantemente com a feira, diversas apresentações musicais, saraus e outras manifestações que remetam à cultura do Vale do Jequitinhonha são realizadas no campus Pampulha. Essas atividades acabam por aumentar o trânsito de pessoas pela exposição, além de dar à feira uma dimensão de evento cultural.

Desde 2005, a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG também oferece aos artesãos a oportunidade de participarem e de ministrarem oficinas. Esses encontros visam, além da melhoria dos produtos confeccionados pelos moradores do Vale, a troca de conhecimentos científicos e culturais entre as pessoas que produzem artesanato na região e comunidade acadêmica como um todo.

É importante ressaltar que em 2010, assim como no ano passado, a participação de artesãos na feira da UFMG se dará exclusivamente via associações. Segundo a organização do evento, à medida que visa o associativismo tem um propósito:



"A construção de um novo perfil profissional que ajude a elevar a autoestima dos grupos produtivos, proporcionando-lhes condições de aumentar seus rendimentos de forma organizada e fortalecendo o processo coletivo de geração de renda."
Foto: Ana do Baú, artesâ de Minas Novas . Créditos: João Teixeira Júnior
Homenageadas
Nesse 2.010, a organização da 11ª Feira decidiu homenagear duas grandes artistas populares do Vale:Ana do Baú, ceramista de Minas Novas, e Zefa de Araçuaí, escultora em madeira.
Fonte: Polo Jequitinhonha, da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário