sexta-feira, 30 de abril de 2010

UFMG promove Seminário Visões do Vale 5

UFMG promove Seminário Visões do Vale 5
Encontro discutirá desenvolvimento e sustentabilidade no Vale do Jequitinhonha por diferentes perspectivas
A UFMG realizará, nos dias 9 e 10 de junho, o Seminário Visões do Vale 5. O evento acontecerá nos auditórios 1 e 4 da Faculdade de Ciências Econômicas – Face - no campus Pampulha da Universidade, em Belo Horizonte.

O Seminário é promovido pela Pró-Reitoria de extensão (Proex), por meio do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. Diferentes visões a cerca da região serão apresentadas durante o encontro, que nesse ano tem a temática “Jequitinhonha: desenvolvimento e sustentabilidade”.

Comunicações orais de pesquisas, conferências e mesas-redondas farão parte das atividades. O período para submissão de trabalhos se encontra aberto e se estenderá até o dia 10 de maio. As comunicações de pesquisa deverão ser enviadas em formato especificado no site do Programa Polo. Os interessados também já podem protocolar sua inscrição, gratuita e possível até o dia do evento. Tanto comunicações, quanto solicitações de inscrição deverão ser enviados por e-mail.

Durante o seminário, poesias, vídeos e músicas do Vale poderão ser apreciados. Na ocasião haverá o lançamento do livro “Vale do Jequitinhonha: formação histórica, populações e movimentos”, que reúne os principais trabalhos e discussões que estiveram presentes no Visões do Vale 4, realizado em 2009.


Outro expoente do evento será a exposição “Jequitinhonha, o portal dos meus sonhos”,do fotógrafo Vilmar Oliveira. Atualmente a exposição circula a França e estará disponível para apreciação nos dois dias do seminário.

Discutir questões amplas que envolvam o nordeste mineiro e promover a troca de saberes entre pesquisadores e populares tem se mostrado ser a melhor maneira de transformar a produção científica em conhecimentos aplicáveis à região.


Difundir o resultado das pesquisas desenvolvidas nas universidades e fundações, além de contribuir para a compreensão dos problemas e oportunidades regionais, tem ajudado a elaborar diretrizes para o desenvolvimento social do Vale do Jequitinhonha.

Data do seminário: 9 e 10 de Junho
Submissão de trabalhos: até o dia 10 de junho
Resultado da submissão de trabalhos: 19 de maio
Data limite para envio das pesquisas: 3 de junho
Inscrições: até o dia do evento

Mais Informações, solicitação de imagens e de material para divulgação:
www.ufmg.br/polojequitinhonha
visoesdovale@proex.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-4067 – Falar com Patrícia Carneiro ou Aluysio Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário