segunda-feira, 31 de maio de 2010

30 de maio, um dia histórico para Almenara

30 de maio, um dia histórico para Almenara
Fabianny Ferraz, a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Almenara em eleição popular
William Fróis
No século dezenove, alguns pensadores já cogitavam a idéia de que no futuro, teríamos uma sociedade governada pelas mulheres, sociedade matriarcal, que desbancaria a sociedade da época, sociedade patriarcal, governada por homens, na qual, as mulheres tinham pouco ou nenhum valor.
Às mulheres cabiam basicamente as atribuições de afazeres domésticos, trabalharem na lavoura e a maternidade.
Não lhes era reconhecido o direito ao trabalho e muito menos ao salário, que quando era pago, era muito inferior ao salário dos homens. Algumas civilizações antigas da Península Ibérica tinham por costume, e o tem até hoje, de colocar o nome da mãe em último lugar no nome dos filhos, o que nos dá uma prova de que pode mesmo ter havido uma sociedade matriarcal, na antiguidade.
Nas últimas três décadas, houve avanços significativos na construção dos direitos civis e políticos das mulheres brasileiras.
O papel dos movimentos feministas foi fundamental nesse percurso. Com sua articulação e mobilização eles foram decisivos para a elaboração de leis e políticas públicas voltadas a eliminar as desigualdades entre homens e mulheres, no espaço público e privado.
Em 1988, a Constituição brasileira fortaleceu e aprimorou a proteção dos direitos políticos e estabeleceu, pela primeira vez, a igualdade entre os gêneros como direito fundamental.
Com sua promulgação, as conquistas das mulheres ganharam impulso. O Brasil ratificou importantes tratados internacionais de direitos humanos e elaborou leis que ampliaram e consolidaram os direitos das mulheres.
O primeiro estado brasileiro a permitir o alistamento eleitoral de mulheres foi o Rio Grande do Norte, em 1927, ano em que alistou-se a primeira mulher eleitora de nossa história, a professora Celina Guimarães, de Mossoró (RN).
Em 1928, Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes(RN), mas não terminou o mandato, posto que a Comissão de Verificação de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.
As mulheres só adquiriram realmente o direito de votar em 1932, com o Código Eleitoral provisório.
Em 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal.
Em 1935, tivemos em Campo Maior a primeira mulher, e me parece a única, a ocupar a prefeitura, muito embora a escolha não tenha sido pelo voto popular, pois vigente a ditadura do Estado Novo. A Sra.Vicência está entre as primeiras mulheres a ocupar o cargo de prefeita no Brasil
Hoje, 30 de maio de 2010, torna-se um dia histórico na política de Almenara. Depois de um processo eleitoral extemporâneo a candidata à prefeita da coligação "O Progresso Faz a Diferença" Fabiany Ferraz foi eleita à nova prefeita de Almenara. Fato inédito que, com certeza, marcará a política desta cidade. Pela primeira vez uma mulher assumirá, em eleições de voto popular, o gabinete da prefeitura.
Quatro candidatos concorreram ao pleito, o candidato do PSB Fernando Contador e a vice Cleide Souza. A candidata Gercira Gomes Cardoso e o vice Amadeus com a coligação “A Força do Povo “ (PMDB – PMN – PTN e PP) , o médico Júlio Mares e o vice Juraci Botelho com a coligação “Integridade e Ação” composta pelo PR, PRTB e PTB , e Fabiany Ferraz e Vila Guimarães, respectivamente candidatos e eleitos a prefeita e vice. Na chapa “O Progresso não pode Parar” participam o PDT, DEM, PPS, PRB e PC do B
Nos resta agora esperar e ver o progresso desta cidade, chamada "princesinha do Vale" nas mãos da princesinha do povo, ter uma administração digna do sobrenome que leva.

Fonte: Diário do Jequi, de Almenara

Fonte: Diário do Jequi, de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário