quinta-feira, 13 de maio de 2010

Araçuaí tem exibição de curta-metragem

Luz da Lua exibe curtas em Araçuaí
Entrevista com o diretor José Pereira
O Cineclube Luz da Lua oferece opção cultural para as sextas-feiras em Araçuaí: Assistir aos curtas brasileiros (filmes com duração inferior a 30 minutos) que despontam no cenário audiovisual do país. Após a sessão, o público é convidado a comentar e refletir sobre os temas abordados, que variam a cada semana.

A exibição de curtas no Cineclube surgiu da parceria firmada em agosto de 2009 entre o Centro Cultural Luz da Lua e Associação Curta Minas, de Belo Horizonte.

Para conhecer um pouco mais sobre a iniciativa, leia a entrevista que José Pereira dos Santos diretor do Luz da Lua, concedeu ao site do Polo Jequitinhonha:

Polo: O que representa a parceria com a Associação Curta Minas para o Centro Cultural Luz da Lua?
Zé Pereira: A parceria com a Associação Curta Minas foi um grande achado para todos nós do Centro Cultural Luz da Lua. Nós já atuávamos com o Cineclube Luz da Lua executando outras parcerias, inclusive com a associação Filmes de Quintal. Realizamos aqui duas edições do Fórum.doc e estamos próximos de realizar a terceira. Outra parceria vitoriosa tivemos com a AIC (Associação Imagem Comunitária), realizando trabalhos de audiovisual com jovens e adolescentes de Araçuaí. Hoje temos uma rede entre Araçuaí, Itaobim e Padre Paraíso. Agora, voltando à Curta Minas, ela pôde nos dar uma preparação muito rica para trabalharmos a questão do Cineclube. Através dela também executamos projetos de oficinas de audiovisual com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura. A Curta Minas direciona profissionalmente o nosso papel de cineclubistas e nos assessora inclusive na realização dos programas que executamos toda sexta-feira aqui no Luz da Lua.

Polo: Como foi a estreia da mostra Curto Circuito?
Zé Pereira: Foi um grande sucesso. As pessoas não estavam muito acostumadas com a questão das sessões comentadas. A Curta Minas fez e faz um trabalho muito importante através da curadoria dos filmes e comentários dos filmes. Araçuaí agora conta com um público muito interessante em nosso Cineclube. Ele tem variado entre alunos do Ensino Médio, universitários e professores de um modo geral. Dependendo dos filmes apresentados, o debate tem se estendido por muito tempo.

Polo: Quem comenta a sessão no fim das exibições?
Zé Pereira: Quando o Curta Circuito tem a condição de encaminhar alguém, eles fazem os comentários. Quando isso não acontece, nós do Cineclube fazemos. Geralmente eu mesmo faço, com a ajuda de um cineclubista chamado Diego Alves, que também é ator.

Informações sobre o Cineclube no telefone (33) 3731- 4662 - Centro Cultural Luz da Lua

Fonte: Polo Jequiquitinhonha/UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário