domingo, 23 de maio de 2010

Cosems e DATASUS capacitam serviços de informatização

Cosems e DATASUS capacitam serviços de informatização
Regional de Saúde de Pedra Azul apoiou treinamento
A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha, e o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), em parceria com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) realizaram, nos dias 4 e 5 de maio, uma capacitação em Tabwin e Tabnet, com o objetivo de apresentar as funcionalidades básicas das ferramentas desses programas aos gestores e técnicos municipais das microrregiões de Almenara, Itaobim e Pedra Azul.

O curso abordou os conceitos, funcionalidades e vantagens dos programas Tabwin e Tabnet, para que os profissionais possam utilizar os recursos disponíveis para qualificação da gestão do SUS, do bloco de financiamento, e da gestão do Pacto pela Saúde, no que se refere à regulação, controle, avaliação, auditoria e monitoramento em Minas Gerais.
Para o coordenador de informática do Cosems, Artur Austin Umbelino, a disponibilização de informações de qualidade pode ser um fator importante para promover a saúde da população, sendo que os recursos oferecidos pelos programas seriam fundamentais para auxiliar o gestor a tomar as melhores decisões.
"O Tabwin gera dados e o gestor tem que ter uma visão crítica para interpretar esses dados e transformá-los em uma informação capaz de mudar, positivamente, a situação de saúde do seu município", disse.
A referência técnica da Regulação da GRS Pedra Azul, Willian Pinheiro Silva, ressaltou que “o acompanhamento dos dados através desta ferramenta irá permitir que se façam os ajustes necessários para um ajuste de metas”.
Já a referência dos sistemas de informações do município de Jacinto, Alexandro Santos, contou que antes da implantação do sistema Tabwin, o município não tinha uma ferramenta capaz de gerar dados dos indicadores de saúde.
“Graças a essa capacitação e com a implantação do Tabwin no nosso município, vamos poder emitir as planilhas e os relatórios que vão nos subsidiar a avaliar certos indicadores, para elaborarmos o relatório de gestão e o plano municipal”, comemorou.
O apoiador do Cosems, Francisco Carvalho, ressaltou que os cursos que vem sendo realizados no Vale do Jequitinhonha têm colaborado para qualificar, cada vez mais, os profissionais da região. “Em abril, realizamos o curso de Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) com o objetivo de auxiliar os municípios das nossas microrregiões a garantirem a qualidade dos dados que são informadas no Sistema. Agora, vamos promover um curso complementar, que é do Tabwin e Tabnet. Estamos, cada dia mais, avançando e conseguindo cumprir uma velha solicitação da região no que diz respeito à capacitação de profissionais”, avaliou.

Com informações do COSEMS Regional de Pedra Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário