sexta-feira, 14 de maio de 2010

Criança e Adolescente no Semi-Árido Mineiro: entre a verdade e a propaganda

Criança e Adolescente no Semi-Árido Mineiro:
entre a verdade e a propaganda
Rudá Ricci
O governo Aécio propagandeou, durante todos esses anos, que a desigualdade social no interior do Estado estaria despencando. O foco maior eram os indicadores educacionais.
Elaborei vários pequenos estudos demonstrando que isto não era verdade. Em todos levantamentos utilizei dados oficiais, do governo estadual e federal.
Os equipamentos educacionais e projetos especiais foram concentrados nas regiões centro e centro-sul do Estado, onde há mais eleitores. Os índices de desempenho e o próprio IDEB estacionaram em MG.
Agora, no final da gestão, os próprios membros do governo começam a abrir a caixa preta. O Comitê Gestor Estadual para Criança e Adolescente do Semi-Árido mineiro acaba de divulgar levantamento entre municípios do Norte, Jequitinhonha e Mucuri em que aponta que em 42,3% deles a situação é precária/ em 22,4% é considerada baixa; em 16,5% é média; em 11,5% é boa e somente 7,1% é alta.
A presidente do comitê, Maria Ceres Spínola Castro afirmou, durante seminário de responsabilidade social empresarial, realizado na quarta-feira desta semana, dia 05 de maio, em Montes Claros.
Isso demonstra que as nossas crianças e adolescentes não estão tendo seus direitos básicos garantidos e temos que modificar esse quadro.
Posso atestar o comprometimento de Ceres. Mas, no final de gestão, depois de 8 anos de governo Aécio, ouvir algo assim parece atestado de incompetência.
Este é o problema de termos uma imprensa local amordaçada durante tanto tempo.

Rudá Ricci é cientista político e diretor geral do Instituto Cultiva.
Fonte: http://www.rudaricci.blogspot.com/

Um comentário:

Téo Garrocho disse...

É o que sempre digo. Minas é um Estado onde a oposição "cobra" muito pouco dos "mesmos" de sempre que há séculos comandam a "terra da liberdade". No Vale do Jequitinhonha e Mucuri, os "mesmos de sempre" só começaram a olhar para a região quando mentes mais politizadas intensificaram o trabalho de conscientização das massas oprimidas. Parabéns ao Rudá Ricci e ao Blog do Banu. Grande Berilo, terra de gente inteligente!!!

Postar um comentário