sexta-feira, 21 de maio de 2010

Diamantina e Serro são destinos turísticos inesquecíveis

Diamantina e Serro são destinos de viagem de reconhecimento de receptivos mineiros
Ação da Setur e Associação das Cidades Históricas visou a diversificação dos roteiros

Que tal acrescentar um toque diferente às visitas dos turistas nas cidades históricas de Minas? Foi para apresentar novas possibilidades visando a diversificação dos roteiros turísticos mineiros, que a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais promoveram, em agosto de 2009, uma viagem de reconhecimento em Diamantina e no Serro para oito agências de receptivo do Estado.

Durante os três dias de viagem, os receptivos conhecerão parte do Cardápio de Roteiros desenvolvido pela Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais para que, vivenciando detalhadamente os novos produtos, passem a agregá-los aos roteiros tradicionalmente comercializados.

“Para vender bem um destino turístico, o agente de turismo precisa, em primeiro lugar, conhecer profundamente todos os produtos turísticos que este destino oferece. Com esta iniciativa, estamos fortalecendo as nossas ações de incentivo à comercialização do produto Minas Gerais”, explicou a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

A viagem de reconhecimento a Diamantina e ao Serro contou com a participação de oito agências de receptivo integrantes do Projeto Minas Recebe: Arm Turismo, Andarilho da Luz, Primotour, Desvendar.com, Safari Viagens, Trilhas de Minas, Houston Turismo e Caminhos Reais.

O Projeto Minas Recebe, desenvolvido pela Setur-MG, trabalha 65 receptivos para incentivá-las a criarem roteiros inovadores e se qualificarem para garantir atendimento de qualidade ao turista.
Viagem de reconhecimento
Os representantes das agências de receptivo saíram de Belo Horizonte, com destino a Diamantina, onde, durante três dias de um fim-de-semana, fizeram um passeio pelas jóias de Diamantina. Também participaram da Oficina “Bate papo com chorinho”, de um concerto da Banda Mirim e da Sexta Cultural no Mercado Velho.
Foto: Banda Mirim de Diamantina é uma das atrações que podem ser vivenciadas na cidade histórica. Foto: Xará - Acervo Ministério do Turismo
No sábado, ainda em Diamantina, fizeram uma visita guiada ao Garimpo Real – único garimpo de extração artesanal de diamantes ainda em atividade no Brasil. Depois, seguiram para o pitoresco distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, um lugar de rara beleza em plena Serra do Espinhaço. Em seguida, foram para o distrito vizinho de Milho Verde, onde conheceram a Oficina de bordados e trabalhos com retalhos Barra Cega, e a região da nascente do rio Jequitinhonha. Ainda no sábado, partiram em direção ao Serro, onde à noite assistiram apresentação da Banda Santíssimo Sacramento, na sede da Corporação Musical.

No domingo, os receptivos visitaram a Fazenda Horizonte Belo para conhecer o Alambique da Cachaça Velha Serrana. Na sequência, foi a vez da Fazenda Engenho da Serra, propriedade na qual vivenciaram a produção do Queijo do Serro, tombado como patrimônio imaterial. A caravana almoçou na propriedade, de onde retornaram para Belo Horizonte.

Este é um roteiro de três dias que muitos turistas do Vale do Jequitinhonha e de outras partes do Brasil e do mundo poderão fazer. Antes, sentirão ansiosos; durante, ficarão extasiados com tamanha cristividade e engenhosidade das belezas naturais e construções humanas. Depois, bom, depois, é sonhar e planejar voltar novamente.

Com informações da Secretaria de Turismo de Minas Gerais, das Prefeituras de Diamantina e do Serro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário