quinta-feira, 20 de maio de 2010

Minas Novas quer inclusão na Estrada Real

Minas Novas quer inclusão na Estrada RealA inclusão de Minas Novas no roteiro da Estrada Real e ações para consolidação do Circuito Turístico Pedras Preciosas, no nordeste do Estado, foram as principais reivindicações apresentadas por autoridades e moradores de Minas Novas. O assunto foi debatido em audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (20/5/10).
A reunião foi a terceira de uma série de eventos realizados para avaliar o potencial turístico do Estado tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. A primeira cidade a receber a comissão com esse objetivo foi Ouro Preto, no dia 6 de maio, seguida do Serro, no último dia 13.
Uma das primeiras cidades do Estado, Minas Novas surgiu a partir do descobrimento de ouro, no início do século XVIII.

A antiga história ligada ao município de Diamantina, também localizada no Vale do Jequitinhonha, é o argumento principal da Secretaria Municipal de Turismo para reivindicar a inclusão da cidade no roteiro da Estrada Real. O secretário municipal, Éden Carmargos Sena, pediu o apoio da ALMG nas gestões que fará junto ao Instituto Estrada Real, solicitando esta inclusão.
A proposta também foi endossada pelo presidente do Circuito Turístico Pedras Preciosas, Iesser Anis Lauar, que apresentou ainda um documento com outras reivindicações ao Legislativo mineiro. A associação de municípios que integram o circuito pedem apoio para instalação de sinalização turística dentro do município de Minas Novas; pavimentação das estradas entre a sede municipal e as localidades de Coqueiro Campo e Cachoeira do Fanado, assim como a inclusão desses locais na rede de turismo solidário; financiamento de visitas de agentes de viagens à região e articulação para inclusão da área nos roteiros turísticos divulgados por agências turísticas da Capital e de todo o Estado.
Além dessas reivindicações, Iesser Lauar defendeu o desenvolvimento de um projeto turístico semelhante ao da Estrada Real para criação de um roteiro referente à antiga estrada de Santa Clara, entre Teófilo Otoni e Nanuque. Ele argumenta que esta foi a primeira estrada de rodagem do País, criada para facilitar o acesso à região do Jequitinhonha, antes mesmo do surgimento dos automóveis.
Outras reivindicações
Também foram feitas solicitações de recuperação e conclusão da pavimentação da BR-367, que percorre o Vale do Jequitinhonha; asfaltamento da MG-217, entre os municípios de Água Boa e Malacacheta; e a construção de um terminal de passageiros no Aeroporto de Capelinha.
Alencar da Silveira lembrou a importância do Circuito Turístico Pedras Preciosas, que hoje reúne em uma associação dez municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O presidente da associação, Iesser Lauar, disse que já estão sendo feitos investimentos para capacitação de guias turísticos e de empresas do setor. Ele aproveitou a ocasião para solicitar à Câmara Municipal a aprovação do projeto que cria o conselho, o fundo e o plano municipais de turismo. Participantes da reunião sugeriram que o circuito das pedras preciosas poderia ser dinamizado por meio de uma parceria com municípios do litoral sul da Bahia, criando-se o "Caminho do Descobrimento", ligando Diamantina (MG) a Porto Seguro (BA).
O secretário municipal de Turismo, Éden Sena, também pediu o apoio da comissão parlamentar para viabilizar a restauração do prédio destinado a abrigar a sede do Museu de Percursos do Vale do Jequitinhonha, projeto aprovado em 2008 pelo Executivo. "O prédio está escorado e não aguenta mais um período de chuva", advertiu Sena.
Após a reunião, houve uma visita a Barragem das Almas, construída em 1954 para fornecer energia elétrica a Minas Novas. Hoje, o local é usado como balneário e ponto de captação de água da Copanor, mas sofre com o assoreamento.
Presenças
Deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), presidente da comissão. Além das autoridades citadas no texto, participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Minas Novas, José Valter Neto Alves; o representante da vice-prefeitura de Minas Novas, Carlos Adão Evangelista; o presidente da 155ª Subseção da OAB, José Coelho Jr.; e o gerente-geral do Banco do Brasil em Minas Novas, Cláudio Carlos Satler.

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - http://www.almg.gov.br/

Um comentário:

Unknown disse...

Bom seria se uma parte do que foi dito na reunião fosse feito, mas aqui em minas Novas nada vai para frente, pois a politicalha não deixa, é cada um olhando só para o seu umbigo.
cadê o prefeito? O prefeito não estava lá? No texto acima não aparece o nome dele e o vice- prefeito é Adão Carlos Evangelista, Carlos Adão é o irmão gêmeo dele.

Postar um comentário