segunda-feira, 17 de maio de 2010

Violeiro de Salinas se apresenta no Quintas da Viola

Violeiro de Salinas se apresenta no Quintas da Viola
Joaci Ornelas, nesta quinta, no Jequitibar, em BH
Foto: Joaci Ornelas, com Rolando Boldrin, no SR Brasil, Programa de TV
Joaci Ornelas, violeiro, cantador, compositor e instrumentista se apresenta, mais uma vez, para o deleite do público belorizontino. Este moço é de Salinas, no Vale do Jequitinhonha e também do norte de Minas.
Reside em Belo Horizonte desde 1980. Estudou teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes-BH, e violão com os professores Adalberto Santos e Tássio Moreira.

Mas empre foi autodidata em viola caipira, instrumento a que se dedicou influenciado pelos violeiros Roberto Corrêa, Zé Coco do Riacho, Tião Carreiro e Renato Andrade, e por mestres e foliões do norte de Minas.
A viola está hoje ligada ao seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças da musical renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior de Minas ou em suas próprias composições.
Já se apresentou em diversos espaços culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e cidades do interior de Minas Gerais.

É um dos fundadores do grupo VivaViola, movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais, que acaba de lançar o primeiro CD "VivaViola, sessenta cordas em movimento" no grande teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, juntamente com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães.Foto: Joaci Ornelas, Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães.
Gravou em 2006 o CD "ANDEJO", que reúne mais da 15 anos de trabalho e pesquisa sobre a cultura popular no vales do São Francisco e Jequitinhonha.
São 16 faixas com músicas de sua autoria e em parceria com o poeta, escritor e jornalista João Evangelista Rodrigues, incluindo a gravação da música “Pau de Atiradeira” de autoria do cantador e compositor baiano Papalo Monteiro, e músicas de domínio público que trazem elementos importantes da cultura popular como: folia de reis, batuque, cantigas de roda entre outros, mostrando a riqueza musical presente nessas tradições que muito contribuíram para sua formação musical, artística e humana.
Participaram do CD artistas como Dércio Marques, Chico Lobo, Tatá Simpa, Heliane Ferreira, cantora mineira que também divulga a música nos Estados Unidos e o músico e instrumentista americano John Rikcs, que se dedica a música brasileira.
Participou da organização do I Seminário Nacional de Viola Caipira pela Associação Nacional dos Violeiros do Brasil; do Encontro de Violeiros” de Brasília-DF dentro da programação cultural da ”Feira Nacional de Reforma Agrária”; da “Feira de Nacional Agricultura Familiar” em Brasília-DF e do “ll Encontro de Povos do Cerrado” no CAA em Montes Claros; do “Encontro Nacional de Violeiros da cidade de Ribeirão Preto-SP e do Festival de Cultura Popular do SESC em Araxá-MG, entre tantos outros.
Joaci Ornelas desenvolve projetos de pesquisa e registro sonoro de manifestações culturais em Minas Gerais.
Recentemente produziu os CDs “O Congado”, em Bom Jesus de Matozinhos e “ Encontro Nacional de Violeiros”, o primeiro realizado na cidade de Matozinhos-MG e o segundo na cidade de Ribeirão Preto SP.
Contatos com joaciornelas@hotmail.com

Projeto QUINTAS DA VIOLA
20 de maio – Quinta-feira – JOACI ORNELAS
Jequitibar - Av. Assis Chateaubriand, 577 - Floresta - BH
Sempre às 20 horas - Ingresso: R$10,00

Informações: 3271.6522 - 8893.7806 - 8474-2050

Um comentário:

waldemar ramalho disse...

Minas é celeiro dos melhores tocadores de violas e cantadores dos estilos bem brasileiro. Bem caipira, sim, sinhô.

Postar um comentário