domingo, 6 de junho de 2010

Almenara: esportes de aventura nas aulas de Educação Física

Escalada Indoor na Escola
Professor inova ao oferecer esportes de aventura nas aulas de Educação Física Dando continuidade a mais um ano de atividades esportivas difenciadas no ambiente escolar, o professor de Educação Física, Jannerson de Lima,ou melhor, Professor "Joe", como é mais conhecido, tem inovado em suas aulas apresentando aos seus alunos diferentes modalidades esportivas, na cidade de Almenara, no Baixo Jequitinhonha.

Depois do badminton(modalidade que utiliza raquete e uma peteca), chegou a vez da “ escalada indoor ”. Nesta atividade é utilizado uma parede de escalada de 8 metros de altura por 2 de largura, presa em um andaime da mesma altura, sendo utilizado também, materiais de segurança (cordas, mosquetão, cadeirinhas, freios, ancoragens, etc..), todos os equipamentos de segurança licenciados pela UIAA – Federação Internacional de Montanhismo e Escalada.

As aulas são ministradas uma vez por ano, no período de junho a agosto, e tem o caráter educativo/ pedagógico. A escalada indoor é um exercício que tonifica todos os músculos (com ênfase dos antebraços e costas), auxilia no desenvolvimento e manutenção da coordenação motora, da flexibilidade e do equilíbrio.

A escalada também proporciona um alto gasto energético, pois trabalha toda a musculatura. A escalada indoor ajuda na sociabilidade, porque é praticada em duplas (enquanto um praticante está na parede, o outro segura a corda, no solo). Ela também colabora com o raciocínio, pois é preciso escolher a melhor estratégica para vencer o desafio.

O professor Jannerson Joe conclui que, com as aulas de escalada, os alunos terão responsabilidade e comprometimento com o próximo, vencem as dificuldades (medo, insegurança), tem confiança no seu companheiro ao qual está a sua base de segurança, e com o equipamento em que esta preso, desenvolve a parte física e mental (que agarras segurar, que esforço fazer, etc..), enfim diversos conceitos que levaram o aluno a refletir sobre as dificuldades e o prazer de se escalar.

Jannersonn Lima

Fonte: Diário do Jequi, de Almenara

Um comentário:

Unknown disse...

nossa que legal, praticar esportes e muito bom, bom mesmo....

Postar um comentário