quarta-feira, 2 de junho de 2010

EFA Bontempo precisa de apoio para evitar despejo!

EFA Bontempo precisa de apoio de todo o Vale
Padre italiano ameaça despejo pois quer estrutura construída para projeto de educação privada

A Escola Família Agrícola Bontempo, de Itaobim, corre o risco de fechar as portas devido a uma ação judicial de despejo movida pelo Padre Felício, antes um entusiasta do projeto.
A EFA Bontempo foi fundada em 1999, com a participação intensa de agricultores familiares e seus 19 sindicatos de trabalhadores rurais, FETAEMG, associações, Escolas Famílias Agrícolas da Região, assentamentos etc., sobretudo, os jovens que já vinham se encontrando e discutindo soluções para o futuro da juventude na região.
Participaram do Seminário de lançamento do projeto cerca de 106 pessoas onde debateu-se propostas alternativas de educação, formação e profissionalização de jovens do Vale, numa dimensão regional.
O Padre Felício apoiou o projeto e doou primeiro uma gleba de 20 hectares. Depois, colocou a Fazenda Santa Luzia à disposição da Escola. Agora, quer toda a infra-estrutura para implantar um projeto de educação privada.
A Escola Família Agrícola em Itaobim – EFA Bontempo conta com 127 alunos de 23 municípios do Baixo e Médio Jequitinhonha e com mais de 200 estudantes egressos.
Manifestação e Audiência Pública
Na próxima semana ,vários movimentos sociais ligados à educação e agricultores familiares. convocam a população para participarem de uma macha/manifestação na cidade de Itaobim, às 13:00 horas, do dia 08 de junho de 2010, em defesa da Escola.
No dia 09 de junho de 2010, às 10:00 horas, acontecerá uma Audiência Publica na Assembléia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte.

2 comentários:

Zan disse...

Parabéns por ajudar mais essa luta da EFA Bontempo! Infelismente os meios de comunicação que procuramos nunca podem divulgar a nossa luta. Bom saber que você está sempre do lado dos trabalhadores rurais.
Parabéns

Álbano Silveira Machado disse...

Zan,
minha história foi e continua sendo ligada à luta dos agricultores familiares. Participei de várias lutas nas décadas de 80 e 90, no Vale e no norte de Minas, na fundação de vários sindicatos, coopetativas, do CAA - Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas.
Defendemos os movimentos sociais, a educação comprometida com a formação cidadã, de compromisso popular.
Estamos juntos na luta pelas EFAs.

Postar um comentário