quinta-feira, 24 de junho de 2010

Encontro de comunicadores do Médio Jequitinhonha

Encontro de comunicadores do Médio Jequitinhonha
Trocas de experiências, desafios e soluções na área da comunicação foram os temas do Encontro em Ponto do Volantes
Por Erick SandersonPostado
A Rede de Comunicadores do Vale, originada durante o primeiro encontro de Comunicadores do Vale, realizou o 1º Encontro de Comunicadores do Médio Jequitinhonha. A reunião aconteceu no dia 15 de maio, na cidade de Ponto do Volantes. O objetivo foi mapear e compartilhar as experiências dos diversos grupos com estrutura comunicacional da região, bem como mapear linhas de ação efetivas para os projetos.
Os participantes qualificaram o encontro como de grande valia, ocorrendo uma considerável troca de experiências entre todos os presentes. Um dos temas tomados como desafiadores foi a abordagem com os jovens - que tem se mostrado cansativa. A partir do problema levantado, surgiram possíveis soluções, já testadas em Itaobim, como os Encontrões de Jovens e Oficinas que agucem a curiosidade desse público.
Outros empecilhos para uma boa comunicação no Vale foram abordados, tais como: a questão das rádios piratas, as rádios comunitárias e sua manutenção, programação das rádios, teatro e conscientização, financiamento da cultura, divulgação das necessidades do povo via internet, literatura e seus benefícios, entre outros.
O grupo levantou também a preocupação com rádios do Vale que repetem programações dos grandes centros urbanos, ignorando o cotidiano das populações locais.
Os participantes reafirmaram então a importância da criatividade no meio radiofônico e apresentaram exemplos de radialistas que possuem fala regional - como "Xonado", de Ponto dos Volantes, que tem grande aprovação na cidade.
Os participantes comprometeram-se a repassar as discussões para as rádios locais e também a participar ativamente de redes, como o blog Fala Jovem, produzido por jovens que lutam pelo direito às políticas públicas.
O encontro contou com a presença de Wesley Carlos Rezende (representante da Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro), Raquel Alves e Geilson Pereira (representante do Grupo de Teatro Gênesis), Aline Alves (Juventude Ponto-Volantense), Hericléia Rodrigues (rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido), William Gonçalves da cidade de Caraí (PDA-Novo Vale/Visão Mundial), Jéferson Rodrigues da cidade de Itinga (radialista) Edgar Massur, Jean Mark Freire (médico da cidade de Itaobim), Amanda Duarte (Comunicadora Social da cidade de Itaobim) e Hugo(Radialista de Araçuaí).

Fonte: Polo Jequitinhonha/UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário