quarta-feira, 16 de junho de 2010

Festivale: vitrine cultural do "Vale da Vida"

Festivale: vitrine cultural do "Vale da Vida"
Por Aluysio Ferreira
Está chegando o 28º Festivale. Para aqueles que não conhecem, este é o maior festival de cultura popular do Vale do Jequitinhonha. Padre Paraíso, cidade sede do evento em 2010, já aguarda ansiosa. Previsto para acontecer entre os dias 25 e 31 de julho, a prefeitura do município e a Federação da Entidades Culturais do Vale do Jequitinhonha (Fecaje), juntamente com as instituições parceiras, trabalham a todo vapor para que mais uma edição do festival se concretize.

Durante uma semana, o Vale se torna mais belo. Pessoas de todas as regiões - Alto, Baixo e Médio Jequitinhonha - se reúnem para exibir toda riqueza popular proveniente do nordeste mineiro. As manifestações são as mais diversas: festival de música, noite literária, feira de Artesanato, apresentações folclóricas e teatrais, mostra de vídeos e fotografias, cursos, oficinas, debates e seminários. Tudo isso e muito mais faz do Festivale uma importante vitrine capaz de representar o imenso patrimônio cultural que o Vale possui.

Neste ano as discussões serão voltadas para o tema "Juventude, Cidadania e Identidade Cultural". Repensar os novos rumos da juventude do Jequitinhonha, que juventude é essa e sua atuação como agente transformador da sociedade será o ponto forte dos debates previstos para acontecerem durante o segundo dia do evento.

O Festivale é de extrema importância por preservar e transmitir a cultura popular do Vale. O festival se mostra importante também por reafirmar a região como o "Vale da Vida e das Oportunidades", retirando do nordeste mineiro o estigma de "Vale da Miséria". O slogan do evento bem diz: "Vale, Vida, Verde, Versos e Viola". Isso é o Jequitinhonha.
Histórico
A origem do Festivale vem do "I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha", realizado em Itaobim, em 1979. Na ocasião, o evento reuniu 22 compositores vindos de 15 cidades do nordeste mineiro. A partir do encontro, a atenção de seus organizadores se voltarou para a oportunidade de realização de um festival de maiores proporções, capaz de reunir as diversas manifestações culturais do Vale do Jequitinhonha em um só lugar. No ano seguinte, na mesma cidade, foi realizada então a primeira edição do Festivale. Organizado pelo Jornal Geraes e pelo recém-criado Centro Cultural do Vale do Jequitinhonha (CCVJ), o festival teve como um de seus principais articuladores o cantor e compositor Tadeu Martins. Atualmente o Festivale é organizado pela Federação Cultural e Artística do Vale do Jequitinhonha, que, desde sua criação, em 1990, responde pelo evento.
Fonte: UFMG/Polo Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário