segunda-feira, 28 de junho de 2010

Josino Medina lança CD Sumidouro

Josino Medina lança CD Sumidouro
Cantor, compositor e violeiro mostra mais um quadro criativo SUMIDOURO é o mais recente CD de Josino Medina, composto por quinze músicas de poemas escritos pela poetisa gaúcha, Sônia Anja.

Textos e melodias formam um trabalho artístico que convida o ser humano a arriscar-se além da imagem refletida no espelho e descobrir(-se), no estado mais profundo e latente da existência, as contradições e a beleza do SER.

Medo, tempestade, acertos e erros, liberdade, submissão, ordem, desordem, desenganos, sentimentos, desilusões... .

Mergulhar no sumidouro é “perceber o ato urgente de (me) amar, porque é necessário” a fim de encontrar a coragem de alçar voo sem permitir o retrocesso ou o arrependimento, ainda que seja doloroso, em busca da alegria de sonhar e viver, apesar do caos.

Ao som da viola e voz de Josino Medina, com arranjos extraídos do violão de Dener Pinheiro, de Araçuaí, SUMIDOURO é um CD para desacelerar o ritmo frenético do cotidiano ou ainda para desautomatizar os ouvidos já viciados pelos ruídos excessivos e sem definição. É arte para ouvir - palavras e notas musicais – e permitir o encontro entre a sensibilidade e a esperança de sermos pessoas mais humanas.
Josino Medina já gravou outros CD´s como Cantação dos nomes (2008), cuja direção e recriação musical é de Dércio Marques; Jardim de Todos (coletivo, 2006), direção de Chico Moreira; Tudo está ligado (2006, educativo) e A boa notícia está no ar, com Paulim Amorim (2003). O músico mineiro tem, ainda, músicas gravadas nos Cd’s: Natureza em Canto (2008), de Rubinho do Vale e Cláudia Duarte; Pilão de Palavras (2007), de Verone; O Velho Chico, produzido por Nestor Santana, com arranjos de Marcus Viana; Caminho das Águas (2000), produzido por Bené Fonteles; Plantando Cirandas, do Movimento dos Sem Terra; Astronauta Apaixonado, de Tau Brasil; Terra Boa (1993) e Tawaraná (1996), de Pereira da Viola.
Caminhada Cantante
Josino Medina, natural de Carlos Chagas, no Vale do mucuri, nordeste de Minas, inicia sua trajetória musical com os festivais de música, na década de 80, no Vale do Mucuri. Ainda na década de 80, inicia a parceria com Pereira da Viola, pesquisando a cultura popular, compondo e apresentando em vários espaços e festivais. São dessa época suas composições Menina Flor, Margarida, Cantiga das 4 Luas e Cirandinha.


Em 91 muda-se para Rondônia, onde trabalha com a Comissão Pastoral da Terra e participa do Movimento Cultural na cidade de Ji-Paraná. É dessa época a composição da trilha sonora para a peça teatral “Onde Tem Bruxa Tem Fada”, para a Turma do Menino Maluquinho e as músicas: Tawaraná, Enquanto Um Verso Vira Vida, Tear, Lembretes de Hudson, O Sopro do Vento, entre outras.
Em 93, volta para Minas Gerais e retoma o trabalho com Pereira da Viola, com quem se apresenta em várias cidades do estado.
Logo após forma o grupo Embaixadores da Lua, com Paulim Amorim e Keila. Montam o espetáculo “Histórias e Cantigas do Reino de Deva” , com o qual excursionam por algumas cidades do Norte do país e de Minas Gerais. Nessa mesma época, dá movimento às “Quadras do Sertão – A história do Vaqueiro Sebastião Eugênio”, recolhidas da obra de Guimarães Rosa e de vaqueiros dos Vales do São Francisco, Jequitinhonha e Mucuri.
A partir de 96, muda-se para Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, onde reside até hoje. Nos últimos anos, além de continuar compondo, cantando, animando e apresentando encontros culturais e de movimentos populares, ministrando oficinas para educadores e crianças, tem se dedicado também a musicar poemas dos livros do antropólogo, pesquisador de cultura popular e poeta Carlos Rodrigues Brandão.

Conheça mais o trabalho do Josino Medina clicando em
http://www.myspace.com/josinomedina

Nenhum comentário:

Postar um comentário