segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saramago, um pensador diferente e provocador

Saramago, um pensador diferente e provocador
"Precisamos do trabalho de pensar. Sem idéias, não vamos a parte alguma".
José Saramago foi um escritor português ( 1922-2010) falecido na sextga-feira, dia 18.06. Filho de pais e avôs analfabetos que consideravam o livro um luxo. Foi escritor, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta. Ganhou o Nobel de Literatura de 1998. Escreveu vários livros, entre eles O Evangelho segundo Jesus Cristo e Ensaio sobre a cegueira.
Ético e crítico, Saramago era um pensador admirado - e temido - até mesmo por aqueles que dele discordavam.
Reflita e sinta o pensamento e sentimento de Saramago
Necessidade de filosofia
“Acho que na sociedade atual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar.Precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idéias, não vamos a parte nenhuma”.
A não-utopia
“O único lugar que existe é o dia de amanhã, a nossa utopia é fazer alguma transformação já. Não há tempo para gastar em discussões e movimentos de mobilização que resultarão em alguma melhora na qualidade global de vida somente em 2043 ou, pior, daqui a 150 anos. Quem nos garante que no futuro as pessoas estarão interessadas naquilo em que agora estamos? Para as cinco bilhões de pessoas que vivem na miséria, utopia é nada”.
A ilusão do mundo democrático
“O poder econômico sempre existiu, o poder político sempre esteve ligado a ele, sempre existiu um concubinato entre esses dois poderes. Mas os cidadãos estão aqui embaixo. E como eles poderiam expressar suas angústias, dúvidas e necessidades junto a este poder econômico? Em princípio, seria através do mesmo governo que serve de correia de transmissão. Mas não podemos ter qualquer esperança de que esses governos digam ao poder econômico, representado hoje pelo FMI, que as condições que vocês nos impõem são terríveis. Há um problema, que na minha opinião, é fundamental da democracia: ou ela transcende o poder da tal bolha que falei, tendo uma ação fora dela, ou vamos continuar a viver na ilusão do mundo democrático”.
Frases
Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar”

“Quem acredita levianamente tem um coração leviano”

“O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio”.
A virtude, quem o ignorará ainda, sempre encontra escolhas no duríssimo caminho da perfeição, mas o pecado e o vício são tão favorecidos da fortuna que foi ela chegar e abrirem-se-lhe as portas do elevador”.

“Sempre chega a hora em que descobrimos que sabíamos muito mais do que antes julgávamos”.

“Para temperamentos nostálgicos, em geral quebradiços, pouco flexíveis, viver sozinho é um duríssimo castigo"

"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas."

“O talento ou acaso não escolhem, para manisfestar-se, nem dias nem lugares”

“Cada dia traz sua alegria e sua pena, e também sua lição proveitosa”.

"Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos confessamos?".

Um comentário:

Téo Garrocho disse...

" O homem mais sábio que conheci era meu avô e ele era analfabeto". (Saramago).Não é por acaso que grandes homens do Vale do Jequitinhonha se tornaram grandes personalidades no Brasil e no mundo.

Postar um comentário